segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Defesa de Bolsonaro recorre e pede para plenário do STF analisar impedimento de Moraes
terça-feira 27 de fevereiro de 2024 às 13:10h

Defesa de Bolsonaro recorre e pede para plenário do STF analisar impedimento de Moraes

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu na segunda-feira (26) de acordo com O Globo contra a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de rejeitar um pedido de impedimento contra o ministro Alexandre de Moraes na investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Os advogados de Bolsonaro querem que a questão seja analisada no plenário do STF.

A alegação é de que Moraes não poderia ser o relator do caso porque a apuração revelou que ele era monitorado, o que faria parte de um plano para prendê-lo. Em decisão da semana passada, no entanto, Barroso rejeitou a solicitação, afirmando que “não houve clara demonstração” das razões existentes na legislação para um juiz ser considerado impedido.

No recurso, a defesa de Bolsonaro alegou em resposta que “o fato de que o ministro relator se enxerga como vítima direta dos atos investigados claramente geram o risco de parcialidade no processamento e julgamento do feito”. Para os advogados, Moraes “assumiu, um só tempo, a condição de vítima e de julgador”.

O Código de Processo Penal determina que um juiz não pode julgar uma causa na qual ele próprio “for parte ou diretamente interessado no feito”.

Veja também

Governo da Bahia convoca mais 313 professores classificados em seleção pública

A Secretaria da Educação (SEC) publicou, neste último sábado (25), no Diário Oficial do Estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!