sábado 4 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Datafolha 2º turno: Bolsonaro vence Lula no Sudeste, região mais desenvolvida do Brasil
sábado 8 de outubro de 2022 às 07:05h

Datafolha 2º turno: Bolsonaro vence Lula no Sudeste, região mais desenvolvida do Brasil

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A primeira pesquisa Datafolha de segundo turno destas eleições mostra que Jair Bolsonaro (PL) lidera numericamente contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto do Sudeste, região mais rica, industrializada e desenvolvida do país.

O sudeste brasileiro é uma região que engloba os 4 estados vizinhos de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Além de ser a região brasileira que possui a agricultura mais desenvolvida, ela se destaca pelo seu desenvolvimento industrial: o Sudeste é responsável por mais de 70% do valor da transformação industrial do país.

O presidente tem 47%, e o petista, 44% nesta região, que també, é a mais populosa do Brasil. O grupo é considerado fundamental para o desfecho do pleito presidencial e tem o maior percentual de indecisos no momento: 7%.

Os adversários também têm empate técnico no Norte, onde Bolsonaro registra 48% e Lula, 45%, com margem de erro de seis pontos.

Na segunda região mais habitada do país, o Nordeste, o ex-presidente continua liderando com folga —66% a 28%, com margem de quatro pontos. Por outro lado, o atual mandatário angaria largas vantagens no Sul e no Centro-Oeste, onde as margens são de cindo e sete pontos, respectivamente.

O levantamento ouviu 2.884 pessoas de quarta (5) até esta sexta (7). No Brasil, 43% do eleitorado está no Sudeste, 27% no Nordeste, 14% no Sul, 8% no Norte e 7% no Centro-Oeste, segundo o Datafolha.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais em cada região nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

As sondagens de segundo turno não são comparáveis às de primeiro turno.

Veja também

A luta dos moradores das Ilhas Canárias contra o turismo em massa

Escassez de moradias, baixos salários, destruição ambiental: efeitos colaterais da exploração turística do arquipélago espanhol, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas