sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução/Exame
Home / NOTÍCIAS / Conta de combustíveis será abastecida com dividendos da Petrobras e não afeta teto de gastos, diz relator
quinta-feira 10 de março de 2022 às 16:49h

Conta de combustíveis será abastecida com dividendos da Petrobras e não afeta teto de gastos, diz relator

NOTÍCIAS


A Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP-Combustíveis) vai ser abastecida, entre outras fontes, por recursos de dividendos da Petrobras pagos à União e não afetará o teto de gastos públicos, segundo versão final do parecer do senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentado nesta quinta-feira para a proposta que cria o mecanismo.

Após três adiamentos, o plenário do Senado iniciou a votação da proposta na tarde desta quinta, dia em que a Petrobras anunciou um novo reajuste da gasolina e do diesel.

Além de prever a ampliação do vale-gás, a proposta também cria um programa de auxílio gasolina destinado a famílias de rendimento familiar inferior a três salários mínimos e a motoristas autônomos do transporte individual.

O projeto inova institui um sistema de bandas de valores de referência dos preços dos combustíveis, a ser regulamentado pelo Executivo. Quando o valor superar o teto ou ficar abaixo do piso dessa banda, seria efetuada compensação por meio da conta.

No parecer, o relator acatou, parcial ou totalmente, 20 emendas apresentadas por senadores.

O senador considera “inapropriada” a atual política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras, com o aval do governo federal, em um país que “conquistou a autossuficiência em petróleo e possui parque de refino representativo”.

“A metodologia de Preço de Paridade de Importação (PPI) formalmente adotada, que teoricamente repassa a elevação dos preços do petróleo e a desvalorização cambial de forma automática para os consumidores, é uma guilhotina que, com frequência quase mensal, eu diria que semanal, corta o orçamento das famílias e a receita de trabalhadores autônomos de transporte de carga e de passageiros”, disse.

“Apenas em 2021, a Petrobras aumentou onze vezes o preço de refinaria da gasolina e nove vezes o do diesel, totalizando a elevação de respectivamente, 73% e 65%”, criticou.

Países

Segundo o relator, diversos países adotam a política de estabilização de preços, citando em seu parecer Áustria, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Índia, México e Rússia. Destacou ainda que o próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) faz referência à adoção de bandas de preços como “um mecanismo de curto prazo para evitar variações excessivas nos preços de combustíveis”.

Prates explicou que o Executivo poderá utilizar como fonte de receita um “cardápio à disposição do gestor público, todas derivadas da elevação extraordinária do preço internacional do petróleo e/ou dos preços de combustíveis praticados no Brasil, quando atrelados à paridade de preço de importação”.

A proposta também amplia a cobertura do Auxílio Gás, que deverá atender no mínimo 11 milhões de famílias neste ano.

A pressão para se votar a proposta aumentou após o aumento do barril do petróleo no mercado internacional em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Veja também

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, diz OMS

De acordo com um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os esforços globais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas