domingo 5 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Comandantes militares de Bolsonaro querem demissão antes da posse de Lula
quarta-feira 30 de novembro de 2022 às 18:31h

Comandantes militares de Bolsonaro querem demissão antes da posse de Lula

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Os comandantes das três Forças Armadas, general Marco Antônio Freire Gomes (Exército), almirante de esquadra Almir Garnier Santos (Marinha) e tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior (Aeronáutica), exigiram a troca de comando em suas respectivas organizações militares antes da posse de Lula, o presidente eleito, que ocorrerá em 1° de janeiro de 2023.

O normal seria ocorrer a mudança dos comandantes após a cerimônia que diplomará o novo chefe de Estado, que é o comandante supremo das Forças Armadas, que então passaria aos novos oficiais generais escolhidos por ele a chefia do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. No entanto, querem deixar seus postos o quanto antes e já informaram isso às autoridades do gabinete de transição.

O nome do ex-deputado por cinco mandatos e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TSE), José Múcio Monteiro Filho, que provavelmente será o ministro da Defesa de Lula, até “agradou” ao generalato atual.

Interlocutores informaram às figuras protagonistas da transição para o futuro governo Lula que os oficiais generais que comandam atualmente as Forças Armadas não querem prestar continência ao novo presidente, porque se sentiriam “constrangidos”.

Vale lembrar que prestar continência ao presidente da República é uma obrigação de todos os militares, está na lei e é um dever constitucional.

Veja também

Ministros Silvio Almeida e Rui Costa entram em conflito

Evidenciado no debate sobre a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, que investiga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas