As fábricas da Ford no Brasil nem bem esfriaram e já tem montadora chinesa de olho nelas. Pelo menos quatro grandes marcas do país asiático se movimentam para produzir carros em Camaçari (BA) e Horizonte (CE), um dia depois de o fabricante norte-americano anunciar o fechamento das linhas de montagem. Nesta ofensiva, o Grupo Caoa surge como possível acionista das empreitadas.
Segundo fontes de mercado para a Webmotors, Great Wall, Changan, GAC Motor e Geely estão interessados em ficar com o espólio da Ford, ou seja: produzir nas duas unidades nordestinas. A Caoa negocia com as empresas no intuito de formar uma sociedade nos moldes que estabeleceu com a Chery – em 2017, a empresa brasileira comprou 50% as operações da chinesa por aqui.
Além de entrar como acionista, o grupo – que produz Chery e Hyundai e representa a Subaru por aqui – já estaria em negociações com o Governo da Bahia. As marcas chinesas, por sua vez, também atacam em outras frentes e podem entrar diretamente no negócio, sem intermediários – até porque a Caoa tem a Chery, rival destas empresas.
Ainda de acordo com fontes, a Great Wall estaria “na liderança” nesta corrida. Um dos principais fabricantes de automóveis da China, a gigante asiática “namora” há bastante tempo o Brasil e teria mais agilidade e recursos para iniciar uma produção em solo brasileiro até 2022