segunda-feira 17 de junho de 2024
Home / NOTÍCIAS / China lança uma nova ‘Guerra Fria’ contra os EUA

China lança uma nova ‘Guerra Fria’ contra os EUA

domingo 22 de julho de 2018 às 18:25h

China está travando uma ‘guerra fria’ contra os EUA e tentando substituí-la como a principal superpotência do mundo, disse uma importante autoridade da CIA.

Michael Collins, vice-diretor assistente do Centro de Missão da Ásia Oriental da CIA, disse ao Aspen Security Forum que a ameaça da China era a mais séria atualmente enfrentada pelos EUA.

“Isso cria uma competição conosco e o que estamos por trás de forma muito mais significativa por qualquer extremo do que os russos poderiam apresentar”, disse Collins, segundo a Associated Press.

Ele disse que as táticas de Pequim se encaixam na definição de uma guerra fria: “Eu diria … que o que eles estão travando contra nós é fundamentalmente uma guerra fria uma guerra fria como a que vimos durante a Guerra Fria (entre EUA e União Soviética), mas uma guerra fria por definição “.

“Um país que explora todas as vias de poder lícitas e ilícitas, públicas e privadas, econômicas e militares, para minar a posição de seu rival em relação à sua própria posição sem recorrer ao conflito.”

Collins disse que o objetivo final de Pequim é ter o lado “todos os países do mundo” com os interesses chineses sobre os EUA.

Seus comentários ecoam os de outros chefes de inteligência dos EUA, que já haviam alertado sobre o desafio da proposta chinesa de influência global.

Os comentários de Collins vêm em meio a uma crescente disputa comercial entre EUA e China, com o presidente Donald Trump ameaçando na sexta-feira impor tarifas a todos os US$ 505 bilhões das importações chinesas para os EUA.
Pequim e Washington também entraram em confronto com o território disputado no Mar do Sul da China reivindicado pela China.

Veja também

Brasil é uma ‘encrenca’ e quem tem poder às vezes não faz a coisa certa pelo País, diz Haddad

Após dura derrota no Congresso Nacional e em meio a críticas de parte do setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!