terça-feira 21 de maio de 2024
Foto: Pedro Castro
Home / NOTÍCIAS / Carlos Muniz convoca a população de Salvador para a doação de sangue
quarta-feira 13 de setembro de 2023 às 19:29h

Carlos Muniz convoca a população de Salvador para a doação de sangue

NOTÍCIAS


O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), convocou, nesta quarta-feira (13), a população para realizar doações de sangue. Ele esteve em uma unidade móvel coletora de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) que está estacionada em frente ao Paço. Trata-se do Hemóvel.

“A Hemoba está na luta incansável por doações de sangue que salvam vidas. Convoco a população de Salvador para também fazer esse gesto humanitário. Amanhã completa três meses que fiz a primeira doação e vou repetir esse ato”, disse Muniz. Esse é o intervalo de tempo mínimo entre uma doação e outra.

Desde junho Carlos Muniz vem fazendo uma campanha nas redes sociais e na imprensa em prol da doação de sangue. No dia 15 de junho ele fez uma doação de sangue e visitou a sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas. Servidores da Câmara também fizeram doações.

Na ocasião, a coordenadora de Captação de Doadores da Hemoba, Margareth Mascarenhas, destacou que a parceria com a Câmara é muito importante. “O presidente Carlos Muniz veio doar e mostra à população baiana que este ato não dói e salva vidas”, afirmou.

Ela disse ainda que uma cirurgia de alta complexidade num hospital público só acontece se houver estoque e doação. Margareth Mascarenhas também informou que outros segmentos (civil, militar e religioso) estão ajudando nessa campanha de doação de sangue.

Hemóvel

A Hemoba dispõe de dois ônibus denominados de Hemóvel. Com duas unidades móveis que se deslocam para regiões com grande fluxo de pessoas, a resposta da população tem sido positiva, elevando o número de bolsas de sangue captadas, de acordo com a instituição.

O Hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para a doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado. Em nível de captação, as unidades móveis superam 23 das 24 unidades de coleta no estado.

Veja também

7 presos fogem de presídio em SP

No último domingo (19), sete presos conseguiram fugir do presídio de Mirandópolis, localizado no interior …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas