quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Câmara Municipal condecora diretor da ANABB com o ‘Título de Cidadão de Salvador’
quarta-feira 29 de maio de 2024 às 17:57h

Câmara Municipal condecora diretor da ANABB com o ‘Título de Cidadão de Salvador’

NOTÍCIAS


Na manhã desta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Salvador condecorou Zaki Chagouri Ocke, diretor regional da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Clubes da Bahia (Sindisclube-Ba) com o Título de Cidadão de Salvador. A solenidade foi realizada no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB).

Além de Téo Senna e o homenageado, fizeram parte da mesa o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB); o presidente da Federação Nacional das AABB’s (Fenabb), Gustavo Boeira; a diretora da Apae, do Rotary Clube e da Associação Comercial da Bahia, Risalva Telles; o superintendente comercial do setor público do Banco do Brasil, Christiano Carvalho; o presidente do Sindiclubes-Ba, Francisco Pimenta; o presidente da AABB Salvador, Ulisses Santos; além do gerente-geral da Cassi Salvador, Fausto Pereira. A esposa e o filho do homenageado, Viviane e Lucas Ocke, também prestigiaram a solenidade.

Em seu discurso, Senna mencionou a trajetória que o homenageado percorreu até chegar a Salvador, onde participa de um trabalho social e esportivo importante. Órfão de pai desde o primeiro ano de vida, Zaki saiu de Ilhéus, sua terra natal, para buscar seu sustento, de sua mãe e irmãos. Veio para Salvador com 15 anos de idade para estudar, fixando residência em um pensionato no bairro de Nazaré.

Posteriormente, foi aprovado para o Banco do Brasil, tomando posse na cidade de Caravelas, em outubro de 1975, mudando-se para Salvador um ano depois. Foi eleito membro da Diretoria Regional da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Salvador, assumindo a presidência por 10 anos.

“De Ilhéus para Salvador, Zaki tem prestado relevantes serviços à nossa cidade, especialmente na área social e esportiva. A sua história é a daqueles que adotaram Salvador como sua terra mãe, não apenas por morar aqui, mas por viver intensamente a condição de soteropolitano. Suas ações sempre buscaram a transformação social, contribuindo de forma significativa pela cidadania e justiça social”, elencou Téo Senna.

Sobre o homenageado

Zaki Ocke é um grande apoiador do Projeto Social AABB Comunidade, em parceria com a Fundação Cidade Mãe, da Prefeitura de Salvador, que beneficia mais de 240 pessoas entre jovens e crianças em situação de vulnerabilidade no entorno do bairro de Piatã. “Conceder este título a Zaki significa resgatar a memória de sua luta pelo social e pelo esporte. E é nesse contexto que ele está inserido, fez o seu melhor para a sociedade e para Salvador”, completou o vereador.

O homenageado, por sua vez, disse que a honraria foi uma das maiores emoções da sua vida. “Agradeço ao vereador Téo Senna e a todos que tornaram este momento possível. Este reconhecimento significa muito mais do que uma homenagem pessoal, é um tributo à nossa rica cultura, nossas ações sociais, nossas tradições e à força de nossa comunidade. Salvador sempre foi mais do que um lugar para mim, é um lar, uma fonte inesgotável de inspiração e uma comunidade que me acolheu de braços abertos. Cada esforço que fiz, cada projeto que abracei, teve como objetivo tornar nossa cidade um lugar ainda melhor para todos nós”, disse.

Hoje aposentado, Zaki continua a prestar sua contribuição à AABB como presidente do conselho deliberativo, além de fazer parte de conselhos consultivos de outras entidades ligadas ao Banco do Brasil em Salvador, onde trabalhou por mais de 40 anos. Dentre essas entidades, destaca-se a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade, onde exerce a função de delegado núcleo Salvador.

“Quero dedicar esta honraria a cada soteropolitano que, com seu trabalho diário, torna Salvador um lugar tão especial. Quando aqui cheguei, vim em busca de estudos e novas oportunidades no trabalho. Jamais pude imaginar o quanto seria feliz nesta cidade, que aprendi a amar e onde sinto-me totalmente incorporado às suas raízes e costumes”, completou Zaki.

Veja também

Arthur Lira anuncia comissão para discutir PL sobre aborto no segundo semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta terça-feira (18) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!