sábado 4 de maio de 2024
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador instala Frente em Defesa da Pessoa Idosa
quinta-feira 15 de agosto de 2019 às 14:11h

Câmara de Salvador instala Frente em Defesa da Pessoa Idosa

NOTÍCIAS


A Câmara Municipal de Salvador instalou a sua Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, na manhã desta quarta-feira (14), no Centro de Cultura. O vereador Toinho Carolino (Podemos) preside o colegiado e Isnard Araújo (PHS) é o vice-presidente.

Como primeira ação da Frente em Defesa da Pessoa Idosa, o colegiado promoveu, logo após a solenidade de instalação, uma audiência pública com o tema Regularização das Instituições de Longa Permanência para o Idoso.
Conforme o vereador Toinho Carolino, a Frente em Defesa da Pessoa Idosa atuará intensamente na Câmara e em parceria com outras instituições, fazendo valer as leis existentes. “Seremos fiéis soldados da causa, pois o idoso dedicou a sua vida na construção da sociedade, acumulando ao longo dos anos muita sabedoria e, por isso, merece o reconhecimento de todos”, afirmou.

Segundo Carolino, algumas ações para valorizar o idoso já foram apresentadas, a exemplo do projeto de lei para a instalação de uma universidade aberta e que atenderá essa parcela da população. Ainda em sua fala, o vereador informou que, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Salvador tem mais de 450 mil idosos e essa população vem crescendo a cada ano.

No entendimento do vereador Isnard Araújo, “a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa já deveria existir na Câmara na forma de Comissão Temática”. O vice-presidente do colegiado afirmou que “o Brasil virou um país idoso” e pediu “mais atenção das instituições cuidadoras”.

Também fazem parte da Frente em Defesa da Pessoa Idosa os vereadores Atanázio Júlio (PSDB), Téo Senna (PHS), Marta Rodrigues (PT), Odiosvaldo Vigas (PDT), Sílvio Humberto (PSB), Edvaldo Brito (PSD) e Ireuda Silva (PRB).

Audiência

O vereador Marcos José, o Coca Branco (PPS), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa no município Lauro de Freitas, informou que o Legislativo de sua cidade avançou na questão do idoso ao criar uma Comissão Permanente. Ele cobrou a implantação de um Fundo do Idoso no seu município e defendeu o passe livre para os idosos que utilizam o transporte público.

Também sobre o que ocorre nesse sentido, em Muritiba, a vereadora Marinalva da Silva, a Mãe Mara (PP).
A defensora pública Laise Carvalho pediu mais entendimento da família ao acompanhar o processo de envelhecimento. Com relação às instituições de longa permanência, destacou que a Defensoria Pública tem encontrado dificuldade para localizar essas entidades, prejudicando a sua regularização.

A enfermeira Jamile Carneiro, da Vigilância Sanitária, afirmou que ao fiscalizar as instituições de longa permanência constatou que, com relação a estrutura física, “a maioria não atua em perfeitas condições”. Ao pesquisar o tema em dissertação, frisou que “o Brasil está envelhecendo aceleradamente e as políticas públicas devem acompanhar esse processo”.

Representando o deputado estadual José de Arimateia (PRB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia, Maria Constança frisou que “a valorização do idoso é uma causa nobre”. Ela defendeu o trabalho mais estruturado das instituições de longa permanência e criticou os bancos que ficam oferecendo empréstimos aos idosos, comprometendo o orçamento familiar.
Representando o Conselho Municipal do Idoso, Emanuele Medeiros informou que o órgão tem 29 instituições inscritas, sendo cinco de longa permanência.

Também participaram da audiência o Grupo de Dança Vivavós, formado por mulheres idosas, com uma apresentação de samba de roda; Oficina de Jornal – Instituto Nacional de Projetos, Estudos e Capacitação (IPEC); Oficina de Boneca de Pano – Instituto de Longa Permanência de Muritiba.

Veja também

Chuvas no Rio Grande do Sul: partido de Leite, PSDB critica ‘atraso’ de Lula em socorro à população

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o PSDB – partido do governador do Rio Grande do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas