Pesquisa realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a Compare The Market, divulgada pela plataforma de cupons de desconto Cupom Válido (www.cupomvalido.com.br), revela que o Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir.
Segundo o levantamento, que avalia quais são os piores países para dirigir entre os membros da organização, o Brasil possui baixa qualidade nas estradas (3,1) e um alto nível de mortalidade no trânsito (16 a cada 100.000 pessoas). Além disso, o alto nível de congestionamento (28%) e o alto custo de manutenção em relação à renda (26%) figuram entre os fatores que colocaram o país entre os piores.
Quatro fatores foram considerados pelo estudo: o custo de manutenção do carro em relação a renda, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito.
A Rússia é o pior lugar do mundo para se dirigir. O país possui o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) dentre todos os países. Além disso, o índice de mortalidade é um dos mais altos (12).
Em seguida no ranking dos piores figuram o México, a África do Sul e a Irlanda.
10 piores países para dirigir
Rússia
Brasil
México
África do Sul
Irlanda
Grécia
Hungria
Polônia
Chile
República Tcheca
Países com o melhor trânsito
A Dinamarca conquistou a primeira colocação. O país escandinavo possui um dos menores índices de mortalidade no trânsito, apenas 3,7 a cada 100.000 pessoas, além de possuir estradas de alta qualidade (5,5) e baixo nível de congestionamento (18%).
Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar na lista, especialmente pelo baixo nível de congestionamento (14%) e pelo baixo custo de manutenção, o menor dentre todos os países. Holanda, Portugal e França aparecem em seguida no ranking dos melhores.
10 melhores países para dirigir
Dinamarca
Estados Unidos
Holanda
Portugal
França
Finlândia
Canadá
Suécia
Alemanha
Austrália