sexta-feira 10 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Brasil é formalmente eleito país-sede da COP 30
segunda-feira 11 de dezembro de 2023 às 20:05h

Brasil é formalmente eleito país-sede da COP 30

NOTÍCIAS


Foi aprovada nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a decisão de sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30 da UNFCCC) no Brasil, entre 10 e 21 de novembro de 2025.

A decisão foi tomada por consenso em sessão plenária da COP 28, que está sendo realizada em Dubai.  Após a decisão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima e chefe da delegação brasileira, Marina Silva, anunciou formalmente que a COP 30 será na cidade de Belém do Pará. Será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, sediará uma COP da UNFCCC.

“A Amazônia nos mostra o caminho, com sua imensa biodiversidade e enorme território ameaçado pelas mudanças climáticas. Ela nos lembra o quanto as três Convenções do Rio estão entrelaçadas nos seus desafios, mas também nas soluções sinérgicas que abarcam. Realizar a COP 30 no seio da floresta é nos lembrarmos, com força, da responsabilidade de manter o planeta dentro da nossa missão de 1,5°C”, afirmou Marina Silva.

11122023_marina_cop30_belem2.jpeg
A ministra Marina Silva, chefe da delegação brasileira em Dubai, durante a reunião que oficializou a primeira COP numa cidade amazônica. Foto: Estevam/Audiovisual/PR

Histórico

A candidatura para sediar a COP 30 em Belém foi anunciada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente-eleito, durante sua participação na COP 27, em Sharm-el-Sheikh, em novembro de 2022, e endossada pelo Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe em maio de 2023. Em agosto de 2023, Belém sediou a Cúpula da Amazônia (IV Reunião de Presidentes da dos Estados-parte do Tratado de Cooperação Amazônica, OTCA). Nesta segunda-feira decidiu-se, também, que a COP 29 será no Azerbaijão.

A COP 28, ainda em curso, deverá concluir o primeiro balanço global do Acordo de Paris. Caberá à COP 29, em, 2024, definir o novo objetivo quantificável de financiamento do clima. Até a COP 30, em 2025, os países apresentarão a segunda rodada de contribuições nacionalmente determinadas (NDCs).

A emergência climática exige de todos os países que, nos dois anos até a COP 30, redobrem esforços para implementar as NDCs já assumidas. E que, em Belém do Pará, com os meios de implementação necessários, todos os países possam anunciar NDCs mais ambiciosas.

Veja também

Tribunal de Justiça da Bahia avança em negociação para implementar novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários

A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Desembargadora Cynthia Maria Pina …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas