quinta-feira 2 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Brasil deve perder 2 milhões de doses da Sputnik V que chegariam em abril
domingo 25 de abril de 2021 às 07:38h

Brasil deve perder 2 milhões de doses da Sputnik V que chegariam em abril

NOTÍCIAS


Segundo o jornal O Globo, o Brasil está prestes a perder cerca de 2 milhões de doses da Sputnik V previstas para serem exportadas para o Brasil até o fim de abril. Presidente do Consórcio do Nordeste – entidade que comprou 37 milhões de vacinas, sendo 2 milhões para serem entregues em abril – o governador do Piauí, Wellington Dias, afirma na coluna de Bela Megale, que os imunizantes russos não chegarão ao país neste mês devido à demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em provar seu no Brasil.

— É real, infelizmente, o Brasil, vai perder a oportunidade do recebimento do lote de abril da vacina Sputnik V. A demora da licença de importação se deve à burocracia por parte da Anvisa e à burocracia de exigências que não estão previstas na lei. A lei prevê que seja apresentada a certificação por uma agência reguladora internacional. Isso foi feito pelos estados e ainda temos a exigência de uma série de outros documentos — disse Wellington Dias.

No início da semana, representantes do Consórcio do Nordeste, entidade formada por nove estados da região, desembarcaram na Rússia para acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, afirmou que na viagem finalizou 17 contratos de estados do Nordeste e Norte que negociavam a aquisição da Sputnik V. Também disse que resolveu toda a logística envolvendo o transporte do imunizante para o Brasil. Ele se reuniu com representantes do Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante.

— Resolvemos toda a questão de logística de transporte, entrega e distribuição das vacinas com segurança a todos os estados brasileiros que compraram a Sputnik V — afirmou Gabas.

Um relatório técnico sobre a segurança e eficácia da Sputnik V entregue ao secretário foi enviado à Anvisa para acelerar a autorização de importação. A Anvisa decidirá entre segunda e terça-feira se autoriza a importação da vacina russa para o Brasil.

O Ministério da Saúde decidirá na próxima terça-feira se vai assinar um convênio com estados do Norte e Nordeste para que as doses da Sputnik V compradas por unidades da federação sejam incorporadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O ministro Marcelo Queiroga já disse que, se Anvisa não liberar a importação do imunizante, não deve autorizar a inclusão da vacina russa no PNI.

Veja também

Bolsonaristas veem esquerda em modo analógico após Lula dizer que ato de 1º de Maio em SP foi ‘mal convocado’

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliaram segundo o blog da Andréia Sadi, que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas