quinta-feira 2 de maio de 2024
Bolsa de Frankfurt, Alemanha
Home / Mundo / MUNDO / Bolsas europeias retomam nível pré-guerra na Ucrânia
domingo 26 de fevereiro de 2023 às 12:56h

Bolsas europeias retomam nível pré-guerra na Ucrânia

MUNDO, NOTÍCIAS


Um ano após a invasão russa na Ucrânia, as principais bolsas europeias dão sinais de terem recuperado integralmente as perdas decorrentes dos desdobramentos do conflito. Ao longo dos últimos 12 meses, os índices acionários das maiores economias da Europa chegaram a acumular perdas de mais de 15%, graças à combinação de fatores estritamente estritamente interligados: boicote às commodities russas; escassez de gás natural; encarecimento de energia; inflação histórica; e aperto monetário agressivo.

Na leitura de especialistas, se por um lado a atual forte retomada do mercado acionário da região é resultado da resiliência das empresas europeias, do inverno ameno no continente e da reabertura das economias, por outro, esse movimento de recuperação pode ser limitado e temporário, uma vez que a inflação continua alta, o ciclo de aperto monetário não terminou e a crise geopolítica na região se estende.

Ainda que o Banco Central Europeu venha mantendo o rigor no aperto de sua política e o conflito na Ucrânia não dê sinais de ter fim, o cenário no mercado financeiro se alterou nos últimos meses.

Essa recuperação foi um sinal de alívio após o pessimismo excessivo no fim do ano passado, alimentado por temores sobre o suprimento de energia e o aumento dos preços na região, disse Helène Baudchon, economista sênior do BNP Paribas no jornal Valor.

Veja também

OMS confirma ligação entre Covid-19 e alta de obesidade entre crianças na Europa

Estudo considera menores entre sete e nove anos de 17 países da região europeia da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas