As aeronaves movidas a hidrogênio para serviço comercial estão se aproximando cada vez mais da realidade. Recentemente, segundo Julio Cesar da InsideEVs, abordou o assunto em um artigo dedicado e, há alguns dias, um exemplar deste novo projeto completou seu primeiro voo oficial.
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Foi um ATR 72 convertido, que fez uma viagem de 15 minutos a uma altitude máxima de 3.500 metros: uma ideia da empresa americana Universal Hydrogen, que implantou um projeto para converter as aeronaves comuns de passageiros e carga, uma das mais comuns do planeta, em células de combustível.
Ideia inovadora
A ideia de equipar as aeronaves ATR 72 com células de combustível em vez dos tradicionais turbopropulsores a jato é verdadeiramente inovadora, desenvolvida pela Universal Hydrogen, uma empresa americana cujos acionistas incluem grandes nomes como GE Aviation, Airbus Ventures, Toyota Ventures, JetBlue Ventures e American Airlines.
O projeto decolou oficialmente há alguns dias do Grant County International Airport (KMWH), no estado de Washington, EUA, para o primeiro teste de um programa de testes de dois anos que terminará em 2025 com a entrada em serviço comercial.
Muitos pedidos
Apesar da fase ainda “embrionária” da conversão para hidrogênio, a ideia atraiu o interesse de muitas empresas norte-americanas ativas no transporte aéreo de passageiros e carga, algumas das quais já assinaram várias encomendas – entre elas a empresa americana Connect Airlines, que encomendou a conversão de 75 unidades.
Falando especificamente em números, a Universal Hydrogen planeja converter um total de 247 unidades ATR 72-600 nos próximos anos, para 16 clientes diferentes ao redor do mundo, para um valor total de pedidos de 3 bilhões de dólares, divididos entre custos de produção e operacionais e serviços de reabastecimento durante os primeiros 10 anos de vida operacional dos veículos.