Os Estados Unidos realizaram um ataque “defensivo” com drones a um veículo carregado de explosivos neste domingo (29) em Cabul, capital do Afeganistão, para “eliminar uma ameaça iminente” do grupo EI-K (Estado Islâmico de Khorasan) contra o aeroporto da cidade, informou o Pentágono.
“Temos certeza de que atingimos o alvo”, disse Bill Urban, porta-voz do Comando Central, acrescentando que não há relatos de vítimas civis no momento.
“As explosões secundárias significativas do veículo indicaram a presença de uma quantidade substancial de material explosivo”, acrescentou.
No sábado (28), os EUA anunciaram que um drone matou dois supostos membros do EI e deixou outro ferido na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão.
Os recentes ataques norte-americanos foram uma resposta ao atentado no aeroporto da capital afegã, na última quinta-feira (26), onde os países ocidentais concluem as operações de retirada. O braço do grupo jihadista reivindicou a autoria do massacre de três dias atrás no terminal aéreo onde mais de 100 pessoas acabaram mortas, incluindo 13 soldados dos Estados Unidos.