terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Artista plástico baiano receberá Medalha Zumbi dos Palmares na CMS
terça-feira 24 de novembro de 2020 às 17:24h

Artista plástico baiano receberá Medalha Zumbi dos Palmares na CMS

NOTÍCIAS


Artista plástico baiano de Santo Amaro da Purificação, Emanoel Alves de Araújo será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. Numa iniciativa do vereador Edvaldo Brito (PSD), a cerimônia virtual será nesta quinta-feira (26), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal aberto 12.3, no Portal Transparência (www.cms.ba.gov.br), Facebook da TV Câmara/@tveradiocam e Rádio Câmara 105.3 FM.
No Projeto de Resolução nº23/2019, Edvaldo Brito destaca as contribuições do escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo para a cultura e as artes na Bahia e no Brasil e do trabalho do artista no combate ao racismo, à discriminação e à intolerância de qualquer gênero e para a afirmação dos valores africanos e afro-brasileiros.

“Emanoel Araújo vem sendo considerado um extraordinário escultor. Suas obras tridimensionais se destacam pelas grandes dimensões pelos relevos e pelas formas integrantes nas edificações urbanas. Seus estilo, mesmo sendo único, dialoga com movimentos artísticos de toda a história, mas sempre com ênfase nos detalhes que descrevem e valorizam as características africanas”, descreve.

Pinacoteca

O autor do projeto da homenagem pontua a passagem de Emanoel Araújo pela direção do Museu de Arte da Bahia, de 1981 a 1983, e ressalta outros momentos da trajetória do artista: “Morando na capital do estado de São Paulo, foi diretor da Pinacoteca do Estado (1992 a 2002), recebeu a menção honrosa especial da Associação Brasileira de Críticos de Arte (1999), foi curador e diretor do Museu Afro-Brasil, o qual possui obras de sua coleção (2004). Foi, na cidade paulista, secretário Municipal de Cultural (2005)”.

“Descendente de criativos ourives, Emanoel Araújo tem raízes na sua cidade natal [Santo Amaro da Purificação] que fica em região tipicamente baiana de infindáveis belezas naturais e suas ideias de representar o mundo a sua volta foram de excepcional importância dos seus trabalhos”, pontua o vereador Edvaldo Brito.

As inúmeras exposições e o período de um ano em que Emanoel Araújo ensinou de artes gráficas, desenho, escultura e gravuras, a convite do City College University of New York, também foram lembrados pelo autor da resolução.

Veja também

‘A Vida é um Tchan’ Revela a trajetória extraordinária de Mauro Cardim

A Garimpo Editorial tem o prazer de anunciar o lançamento de “A Vida é um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas