terça-feira 7 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / ANA debate política e gestão das águas no Brasil em simpósio de recursos hídricos
segunda-feira 20 de novembro de 2023 às 15:25h

ANA debate política e gestão das águas no Brasil em simpósio de recursos hídricos

NOTÍCIAS


No início da programação do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), nesta segunda-feira (20/11), em Aracaju (SE), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve presente na mesa redonda com o tema “Onde estamos e para onde devemos ir? Reflexões sobre a política e a gestão das águas no Brasil. Visão institucional de gestores públicos”. A discussão acontece no Centro de Convenções AM Malls com o intuito de reunir gestores e ex-gestores com atuação no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) para promover um diálogo sobre mudanças prioritárias para dar mais efetividade à governança e à gestão das águas no Brasil.

Participaram do debate o diretor-presidente interino da ANA, Filipe Sampaio, que falou sobre os desafios no contexto da Política Nacional de Recursos Hídricos; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, representando o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o servidor da Agência e coordenador-geral do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Acesso à Água e Uso Múltiplo dos Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Tofeti; o presidente do Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA), Paulo Varella; e os coordenadores do debate, Suzana Montenegro e Oscar Cordeiro Netto.

Também acompanharam o debate a diretora da Agência Ana Carolina Argolo, o diretor Mauricio Abijaodi e o diretor interino Nazareno Araújo, entre outros(as) servidores(as) da ANA.

Ainda nesta segunda-feira, a ANA participará de outras seis mesas redondas:

– Auditórios 1 e 2, das 9h às 10h30, MR 02: Bacias representativas e experimentais no Brasil – fragilidades e potenciais, representada pela superintendente Flávia Carneiro;

– Auditório 1, das 10h30 às 12h, MR 01: Enquadramento de corpos hídricos – desafios e acertos na execução, com a participação do servidor Marcelo de Souza;

– Auditório 3, das 10h30 às 12h, MR 03: Águas subterrâneas o que sabemos sobre o maior estoque de água doce do Brasil?, representada pela servidora Márcia Gaspar;

– Auditórios 1 e 2, das 15h30 às 16h30, MR “Onde Estamos e Para Onde devemos ir – Visão estratégica para Gestão da Água no contexto mundial e latino-americano”, com a participação do diretor-presidente interino, Filipe Sampaio;

– Auditório 4, das 15h30 às 17h, MR 28: Segurança Jurídica para a Segurança Hídrica, representada pelo diretor Mauricio Abijaodi;

– Auditório 2, das 15h30 às 17h, MR 06: Climate variability and change on timescales of seasons to millennia, com a participação da coordenadora Lígia Araújo.

Durante esta segunda-feira, a ANA também possui uma agenda de apresentações em seu estande na EXPOHIDRO 2023, a feira que acontece durante o 25º SBRH. Veja a seguir a programação do dia para o estande.

O 25º SBRH

25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores e representantes de equipamentos; sendo que é esperado um público de aproximadamente 3 mil pessoas na capital sergipana. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos entre 19 e 24 de novembro, com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e correalização do Governo de Sergipe, o evento acontece com o tema central Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação.

A ANA participa do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 1º Fórum Latino-Americano da Água com uma equipe de cerca de 50 servidores, que participarão dos debates e apresentarão trabalhos científicos relacionados às águas do País.

1º Fórum Latino-Americano da Água

1º Fórum Latino-Americano da Água (FLAA) acontecerá de 21 a 22 de novembro, em Aracaju, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento básico pelos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional. Além disso, o evento visa a estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

Com o tema Integração para o Desenvolvimento, o Fórum é uma iniciativa conjunta da Rede Brasil de Organismos de Bacia com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), ABRHidro, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A ANA apoia esse evento internacional desde sua concepção.

A expectativa do 1º FLAA é agregar uma ampla gama de instituições do setor de recursos hídricos dos 35 países da América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, indígenas, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil. Estruturado a partir do tema central Integração para o Desenvolvimento, o Fórum se divide nas seguintes temáticas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Financiamento, Água e Inovação, Água e Cooperação, além de Água e Participação.

O Processo Temático do 1º FLAA é orientado pelos assuntos que vêm sendo discutidos nos principais eventos internacionais sobre água e saneamento básico, como a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Água, realizada em março deste ano em Nova Iorque, Estados Unidos; o 10º Fórum Mundial da Água, programado março de 2024 em Bali, Indonésia; a Semana Mundial da Água de Estocolmo de 2023; a Semana Internacional da Água da Coreia do Sul e outros); e eventos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O 1º FLAA também se pauta pelos interesses regionais dos países da América Latina. Além disso, a programação temática deverá ser ancorada nas questões relacionadas à integração e ao compartilhamento de soluções e boas práticas de gestão no continente, promovendo a cooperação e a parceria entre países e instituições da região.

Veja também

Proposta de novo Código Civil gera polêmica ao excluir cônjuge da herança; entenda mudança

O Senado Federal recebeu, em abril, o anteprojeto do Código Civil elaborado por uma comissão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas