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sexta-feira 1 de abril de 2022 às 13:26h

AL-BA retorna ao modo presencial na segunda-feira

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A Assembleia Legislativa da Bahia abre suas portas para o público externo, a partir da próxima segunda-feira, 04 de abril, voltando ao seu expediente normal de funcionamento, no modo presencial, com ressalva para as sessões do Plenário Orlando Spínola, que permanecem sob a forma extraordinária e no formato misto (presencial e virtual). O ato que oficializou a decisão, aprovada à unanimidade pela Mesa Diretora, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (31). O retorno se dará exatamente 750 dias após a suspensão das atividades na ALBA, ocorrida na primeira quinzena de março/2020, em decorrência do agravamento da Pandemia da Covid-19.

“Em todo esse período de sofrimento e luta contra um vírus mortal, o Parlamento baiano mostrou que estava atento às demandas do povo. Votamos aqui projetos de lei para minimizar os efeitos da crise sanitária e de saúde pública, adotamos medidas que beneficiaram as pessoas atingidas pelas enchentes em diversas regiões da Bahia, trabalhamos incessantemente na tribuna e nos gabinetes e estamos felizes em cumprir a nossa missão de legislar em favor da população, especialmente a mais carente”, declarou o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), que fez questão de agradecer o apoio de todos os parlamentares durante esse tempo de dificuldades, mortes e sofrimento para milhares de famílias brasileiras.

A retomada das atividades presenciais requereu uma série de providências que estão sendo tomadas pela área de Recursos Humanos. “Nosso sentimento é de expectativa. Após aferir alguns índices com relação à pandemia, e vendo que os números estão sob controle, os deputados decidiram que era hora de voltar”, afirmou o superintendente do RH, Francisco Raposo. O gestor explicou que a Casa Legislativa tem uma infectologista que, através de uma consultoria, recomendou o retorno ao funcionamento normal, trazendo à instituição a devida tranquilidade e segurança, já que tem o aval do profissional de saúde especializado.

Em fase de teste, foram instalados totens com computador para leitura do crachá pela aferição do QR Code.

Nos últimos dois anos, a Assembleia Legislativa continuou funcionando, apesar das restrições. Quem circulava pelas dependências era obrigado a usar máscara, manter distanciamento social de 1,5 metros e sempre higienizar as mãos com álcool em gel, de modo a prevenir possíveis contaminações. E como a pandemia ainda não acabou, algumas regras, com relação à vacinação, foram estabelecidas para as pessoas que queiram ter acesso ao local. Em ato, a Mesa Diretora determinou que funcionários efetivos, comissionados, estagiários, terceirizados e parlamentares deveriam acessar o Portal do RH e apresentar documento, comprovando o cumprimento do calendário de imunização, emitido pelas autoridades sanitárias (ou resultado de teste de Covid). Os visitantes também necessitam cumprir a orientação, mostrando o Certificado Eletrônico de Vacina, para poder ingressar nos prédios da Casa do Povo.

A partir de segunda-feira, diversos departamentos do Poder Legislativo voltam a funcionar dentro da normalidade que tinham antes da pandemia. O Setor de Transportes, A Escola do Legislativo, com seus cursos e treinamentos, e o Serviço Médico Odontológico estarão com seus serviços restabelecidos em total plenitude. Será reaberto o restaurante A La Carte, que faz atendimento preferencialmente aos deputados, prefeitos, políticos do interior e da capital e lideranças comunitárias, além do restaurante dos servidores, que já vem servindo refeições diariamente há alguns meses, observando-se os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Para quem almoçava no refeitório e já está há muito tempo sem frequentar o restaurante, o gerente de Pessoal do RH, Cláudio Santana, esclarece que o servidor deve acessar o Portal do RH e solicitar a liberação do almoço, com o devido desconto no contracheque. Ele lembra que o acesso deve ser realizado obedecendo o cronograma de fechamento da folha salarial, cuja data está informada no próprio portal.

Neste retorno, novidades tecnológicas serão apresentadas, no que diz respeito à frequência. O sistema foi desenvolvido pela TI de Recursos Humanos que implementará vários totens, em fase de teste, com computador, crachá, aferição do QR Code e a captação da imagem, confirmando a presença do funcionário no trabalho. Outra iniciativa foi colocar um Painel Digital com os nomes dos 63 deputados baianos da 19ª Legislatura, permitindo ao público externo uma melhor identificação, já que o equipamento disponibiliza a imagem do parlamentar, indicando o edifício e o número do gabinete do político que está procurando. “Deixo aqui minha mensagem de boas-vindas para todos que não tivemos a oportunidade de ver com esta crise. A Assembleia tem um corpo de funcionalismo muito qualificado e que, com muita segurança, terá o maior prazer em receber, com alegria, os funcionários e todos os nossos visitantes. Com toda certeza, será uma festa interessante para nós a retomada dos trabalhos”, finalizou o chefe do Legislativo, deputado Adolfo Menezes.

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