domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA decreta luto oficial em reverência à memória de Virgínia Hagge
terça-feira 16 de junho de 2020 às 07:20h

AL-BA decreta luto oficial em reverência à memória de Virgínia Hagge

NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), por determinação do presidente Nelson Leal (Progressistas), reverencia, através de luto oficial de três dias, a memória da ex-deputada estadual Virgínia Hagge, falecida no último domingo (14), aos 56 anos, em sua residência, no município de Itapetinga. Sua morte consternou parlamentares e funcionários da Casa, onde ela cumpriu um mandato atuante durante a 16ª legislatura (2007 a 2011), representando o Sudoeste do Estado.

Pedagoga de formação, Virgínia Alice Almeida Hagge ingressou na política inspirada por seu pai, o ex-deputado Michel Hagge, que também foi prefeito de Itapetinga – hoje a cidade é comandada pelo filho dela, Rodrigo Hagge (MDB). Nas redes sociais, Rodrigo expressou a dor da família: “Hoje é o mais difícil dia da minha vida. Perdi minha mãe, minha conselheira, meu exemplo. A perdi depois de tantos anos de luta, de coragem. Perdi o chão. Não está sendo fácil. Não será. Mas sigo ciente de que é preciso que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir’. Saudade eterna, mãe”.

Foi em Itapetinga que Virgínia Hagge começou na política. Antes de se eleger vereadora, em 2005, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, atual MDB), ocupou importantes cargos no município, a exemplo da Secretaria de Cultura, em 1993, e a chefia de gabinete da Prefeitura (1993-1996). Ela abdicou da cadeira na Câmara Municipal, onde foi presidente da Mesa Diretora, para assumir o mandato parlamentar na ALBA em 2007.

No Legislativo da Bahia, foi titular das Comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público (2007); Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho (2007); Constituição e Justiça (2008-2010); além de suplente das comissões de Direitos Humanos (2007); Direitos da Mulher (2007-2010); e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle (2009-2010).

As missões oficiais que participou, representando o Legislativo baiano, denotam seu compromisso com o fortalecimento do ensino e da educação, a exemplo do 6º Conpex – Congresso de Pesquisa de Extensão; Seminário o Papel do Lúdico na Formação do Educador; Seminário Internacional de Educação “os Novos Caminhos para Ensinar e Aprender”; Encontro Regional do Proler “A Formação do Professor Leitor e Escritor”; VII Encontro Regional de Leitura Criação e Arte para Professores; entre outras atividades registradas no espaço dedicado à trajetória da parlamentar, no site da ALBA. Após o mandato, Virgínia Hagge assumiu o cargo de assistente administrativo na Assembleia, em 2011, e, no ano seguinte, foi superintendente Federal de Agricultura na Bahia.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!