domingo 28 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Adesão crescente de prefeitos a ACM Neto revela semelhanças com eleição de 2006
segunda-feira 5 de setembro de 2022 às 07:20h

Adesão crescente de prefeitos a ACM Neto revela semelhanças com eleição de 2006

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com base no crescimento gradual no número de prefeito que aderiram formalmente à candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) a governador do estado, líderes da oposição ao Palácio de Ondina enxergam conforme Jairo Costa Júnior, da coluna Satélite, semelhanças entre a sucessão deste ano e a de 2006, no que diz respeito à movimentação de forças políticas do interior. Há 16 anos, o governador da Bahia na época era Paulo Souto, que mantinha, ao menos de forma oficial conforme lembrou o colunista, o apoio da grande maioria dos 417 prefeitos baianos no início da corrida eleitoral, mas foi perdendo espaço para o ex-ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Jaques Wagner (PT), que venceu o duelo de surpresa no primeiro turno.

Embora o candidato do governador Rui Costa (PT), Jerônimo Rodrigues, ainda possua um número maior de prefeitos, natural para quem tem a máquina do estado, a diferença vem caindo gradativamente, informa o colunista. Ao mesmo tempo, de acordo com publicação. ACM Neto avança cada vez mais em redutos antes dominados pelos petistas, incluindo alianças que serão divulgadas em breve.

Outra similaridade com a sucessão de 2006 é a conquista simultânea de apoio de praticamente todos os grupos políticos em uma cidade só. Na sucessão vencida por Wagner, ele já tinha aliados na oposição à prefeitura. Ao logo da campanha, acabou aglutinando também o grupo da situação em alguns municípios. Com Neto, ocorre fenômeno idêntico. É o caso de Maracás, no Sudoeste baiano, onde o prefeito, Soya Novaes (PDT), rompeu anteontem com a base governista e aderiu oficialmente ao palanque da União Brasil, que havia atraído antes as demais correntes políticas locais.

Veja também

Governo não deve ‘exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo’, diz Pacheco

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou neste último sábado (27) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas