terça-feira 25 de junho de 2024
Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Casa, deputado Zé Raimundo Fontes (PT) Foto: Carlos Amilton/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Acordo na AL-BA possibilita aprovação de 20 proposições de parlamentares
quarta-feira 29 de maio de 2024 às 17:47h

Acordo na AL-BA possibilita aprovação de 20 proposições de parlamentares

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Um acordo de lideranças firmado ainda durante a sessão plenária da última terça-feira (28) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) permitiu a aprovação de 20 proposições de parlamentares. Os líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, deputado Alan Sanches (União Brasil), chegaram ao entendimento que propiciou a dispensa de formalidades regimentais durante os trabalhos da quarta-feira.

Entre as proposições, duas tratavam da concessão da Comenda 2 de Julho. O Projeto de Resolução 3.185, que laureia a advogada, empresária e presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, foi aprovada por maioria, com voto contrário do deputado Hilton Coelho (Psol).

O deputado Manuel Rocha (UB), autor do projeto, defendeu sua iniciativa, ressaltando que Isabela é uma das mulheres mais influentes da Bahia, tendo destaque no cenário nacional pela “contribuição de forma diferenciada e inovadora para o desenvolvimento sustentável da Baía de Todos-os-Santos”. A homenageada é também vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial da Bahia (ACB).

“Ela tem promovido ações concretas na requalificação urbano-ambiental das ilhas da
Baía de Todos-os-Santos, com destaque especial para programas como o Bandeira Azul, que teve a sua primeira chancela do Norte e Nordeste do Brasil, na Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe”, afirma Manuel. O Bandeira Azul é um selo internacional destinado a praias, marinas e boas embarcações de turismo. O prêmio é 100% voluntário e ecológico, levando em conta critérios relacionados à qualidade das águas, segurança, gestão e preservação do meio ambiente. A Praia da Viração, na Ilha dos Frades, também recebeu o reconhecimento no final do ano passado.

O outro projeto de resolução aprovado também ressalta o papel feminino, desta vez homenageando a vice-prefeita de Salvador e secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos. “Seja pela sua impoluta jornada profissional, pelo desempenho de serviços de absoluta relevância ao povo baiano ou ainda pela sua representatividade enquanto mulher negra gestora pública exitosa, é indubitável o preenchimento dos requisitos regimentais e legais para fins de concessão de honraria”, explica o deputado Alan Sanches, na justificativa ao projeto de sua autoria.

Ana Paula Andrade Matos Moreira é advogada, mestra em administração, administradora de empresas, especialista em finanças corporativas, professora, servidora pública e “inquestionável protagonista das transformações sociais da cidade de Salvador ao longo da última década”. Ana Paula chegou a ser candidata a vice-presidente, nas últimas eleições, pela chapa encabeçada por Ciro Gomes, do PDT.

“Fiel parceira do projeto de transformação da cidade de Salvador, Ana Paula Matos faz parte do organismo vivo que é a administração pública da capital baiana desde 2013, quando então foi nomeada diretora-geral de Suporte à Educação da Secretaria Municipal de Educação (SMED), onde, por meio de seu brilhantismo, atuou como peça chave para a reorganização administrativa e organizacional da Secretaria Municipal de Educação, fato que lhe rendeu homenagem promovida pelo corpo técnico, e ainda, pelo Fórum Municipal de Gestores da Educação”, destacou.

Os 18 projetos restantes reconheceram ou renovaram o reconhecimento de utilidade pública de diversas entidades sem fins lucrativos. Foram eles: Neusa Cadore (PT), PL 25.190 e 25.258; Maria del Carmen (PT), PL 25.208 e 25.377; Sandro Régis (UB), PL 25.209; Antonio Henrique Jr. (PP), PL25.213 e 25.367; Jurailton Santos (Republicanos), PL 25.246 e 25.286; Fabíola Mansur (PSB), PL 25.261 e 25.283; Eduardo Salles (PP), PL 25.262 e 25.267; Zé Raimundo Fontes (PT), PL 25.268; Pablo Roberto (PSDB), PL 25.290 e 25.351; Bobô (PC do B), PL 25.370; e Penalva (PDT), PL25.379.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!