quarta-feira 15 de maio de 2024
Elinaldo, ACM Neto e Lucas Moreno, soteropolitano que é presidente nacional da União Jovem do Brasil (UJB) - Foto: Jean Victor / Alô Alô Bahia.
Home / DESTAQUE / ACM Neto, Elinaldo Araújo e Lucas Moreno lançam ‘Movimento Jovens Por Salvador’
terça-feira 23 de maio de 2023 às 08:30h

ACM Neto, Elinaldo Araújo e Lucas Moreno lançam ‘Movimento Jovens Por Salvador’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Movimento Jovens Por Salvador, que visa criar, aplicar e difundir políticas públicas para a juventude da capital baiana, foi lançado nesta última segunda-feira (22). O evento contou com a presença do ex-prefeito ACM Neto e do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), além de deputados estaduais, vereadores e outras lideranças políticas. O coletivo reúne jovens de diferentes filiações partidárias e foi idealizado por Lucas Moreno, soteropolitano que é presidente nacional da União Jovem do Brasil (UJB).

O grupo sem fins lucrativos pretende mobilizar e representar a juventude de Salvador e participar ativamente das eleições de 2024. A atuação terá seis eixos: qualificação profissional, diversidade, inclusão social, esporte, reparação e religião.

HggI1EB.md.png
Foto: Jean Victor / Alô Alô Bahia.

“Estamos aqui para movimentar a juventude e tirar instituições da zona de conforto. Queremos provocar, com prudência, debates sobre a cidade que nós queremos para o nosso futuro”, disse Lucas Moreno no lançamento.

Logo no lançamento, o Jovens Por Salvador fez duas cobranças às lideranças políticas: a necessidade de que seja criado um órgão público municipal que represente exclusivamente a juventude soteropolitana e a retomada da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua integralidade, já que boa parte das escolas deixaram de oferecer a modalidade.

“Se aqueles que governam a Bahia nos fizeram o primeiro em número de desempregados no Brasil, Salvador tem a missão de reverter esse quadro e devolver o emprego ao cidadão soteropolitano. E isso passa, necessariamente, pela alfabetização, pela profissionalização e pelo EJA. A evasão escolar não pode ser desculpa para a redução da oferta do EJA, pois mesmo se, dentro 10 alunos, quatro abandonarem a sala de aula, isso significa que temos seis analfabetos a menos nessa cidade”, afirmou Moreno.

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto é atualmente presidente da Fundação Índigo, braço de formação política do União Brasil. Segundo ele, “todo homem público precisa dedicar um pouco do seu tempo e das suas decisões para permitir que a juventude, especialmente os jovens com enorme talento, possam acreditar na política como forma de transformar a sociedade e se sintam estimulados a participar de tudo isso”, afirmou conforme o Alô Alô Bahia.

“Esse movimento lançado hoje é suprapartidário, não está concentrado num projeto eleitoral especificamente. Pode ir muito além disso, sendo um movimento crítico. O papel da juventude é questionar. Feliz do governante que tem a sensibilidade de manter os ouvidos bem abertos para compreender as críticas que surgem a partir da visão da vida e da opinião dos mais jovens. É assim que a gente constrói o futuro”, completou.

Também estiveram presentes a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da capital baiana, Fernanda Lordêlo; o deputado estadual Manuel Rocha; o ex-prefeito de Camaçari, Hélder Almeida; e os vereadores de Camaçari, Júnior Borges, e de Lauro de Freitas, Sapucaia.

Veja também

Governo anuncia R$ 5,1 mil via Pix para cada família que perdeu seus bens nas enchentes do RS

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na quarta-feira, 15, que o governo irá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas