sexta-feira 3 de maio de 2024
A Petrobras também já vendeu a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) para o grupo F&M por R$ 178 milhões. A SIX fica localizada em São Mateus do Sul (PR) sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Acelen reduzirá em quase 1/3 a geração de resíduos na Refinaria de Mataripe
sexta-feira 21 de julho de 2023 às 16:06h

Acelen reduzirá em quase 1/3 a geração de resíduos na Refinaria de Mataripe

NOTÍCIAS


A Acelen vai reduzir cerca de 30% (7.200 toneladas) da geração de resíduos nas operações da Refinaria de Mataripe este ano, tendo como meta eliminar completamente a destinação de materiais para aterros sanitários em 2024. A iniciativa marca o pioneirismo da empresa na implementação da visão do resíduo como parte integrada da cadeia produtiva, adicionando desenvolvimento tecnológico na sua gestão. Tal visão se soma a uma série de medidas para diminuir de forma contínua o impacto ambiental e a pegada de carbono nas operações da planta industrial, visando um refino mais sustentável.

O processo de redução da geração de resíduos teve início a partir da análise do perfil de materiais gerados na operação da refinaria, em que foram identificadas diversas oportunidades, desde otimização na utilização de recursos até o melhor aproveitamento e aplicação. Cada medida implementada agrega valor ao promover a circularidade, considerando o tripé da sustentabilidade: ambientalmente seguro, socialmente responsável e economicamente viável.

Algumas das iniciativas de maior impacto tem como premissa o reaproveitamento de materiais antes destinados como resíduo, para os quais identificamos potencial para serem transformados em matéria-prima ou coprodutos para uso em outras indústrias. As possibilidades de reaproveitamento sustentável vêm sendo mapeadas e avaliadas parcerias estratégicas com indústrias-chave de diferentes setores, como petroquímico, metalúrgica, cimenteiro e de pavimentação, para buscar a melhor aplicação para os coprodutos que estão sendo especificados.

“Os avanços para uma menor pegada ambiental refletem o investimento robusto, consistente e bem-sucedido na refinaria, como parte da estratégia ESG voltada à integridade ambiental, um dos nossos temas prioritários, com melhor gestão do uso da água, efluentes, resíduos e circularidade. Estamos colhendo os frutos de um trabalho focado no uso de tecnologias inovadoras, a partir do conceito de indústria 4.0 implementado na nossa refinaria, para reduzirmos os impactos da nossa operação”, ressalta o vice-presidente de Operações da Acelen, Celso Ferreira.

Veja também

Lula bate recorde em liberação de emendas em um único dia; 60% da verba da Saúde já é do Congresso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou mais de 60% do orçamento do Ministério …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas