quinta-feira 16 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / A picape elétrica vietnamita que deve vir ao Brasil
domingo 14 de janeiro de 2024 às 10:26h

A picape elétrica vietnamita que deve vir ao Brasil

NOTÍCIAS


O nome da VinFast ainda não é famoso no Brasil, mas pode ficar daqui um tempo. Isso porque a montadora vietnamita tem planos de vender seus carros elétricos por aqui e até já procurou alguns profissionais no ano passado. Entre todos os veículos da marca que podem desembarcar por aqui, o mais novo deles chama muita atenção. A picape elétrica VF Wild ainda está segundo reportagem de João Vitor Ferreira, da revista Quatro Rosas, na fase de conceito, mas traz elementos interessantes que são pouco comuns no segmento.

Ainda em fase de conceito, a VF Wild não teve suas especificações divulgadas durante sua apresentação na feira CES 2024. Mas apenas olhando seus detalhes já podemos ver elementos bem interessantes, por exemplo, as portas traseiras que abrem da direção contrária. Mas não é só isso, também não existe divisória entre as portas traseira e dianteira, logo, quando ambas estão abertas, cria-se um espaço muito grande para acessar o interior do veículo.

Fotos: Divulgação

Isso é muito útil para para acessar a carga, o que nos leva à segunda curiosidade. Diferente das picapes médias do Brasil, a VF Wild tem chassi monobloco, permitindo que a divisória entre a caçamba possa ser abaixada — assim como os bancos —  dessa forma, aumentando ainda mais o espaço destinado a carga, que pode ser guardada na parte interna do veículo.

Só de caçamba, a VF Wild tem 1,5 m, que podem chegar a 2,43 m de comprimento com divisória central abaixada. É mais que o suficiente para superar a sua rival Rivian R1T, que tem cerca de 1,65 m de comprimento no compartimento de cargas.

Apesar dessas capacidade expressarem uma vocação para o trabalho, a impressão que o interior passa é totalmente o oposto. A picape tem acabamento todo em couro nas cores bege e cinza. Pelo visual, painel e volante aparentam ter superfícies macias. No geral, a cabine aparenta ser bem minimalista, sendo possível observar apenas uma central multimídia com dois botões grandes e redondos um pouco mais abaixo da tela.

Por fora, a dianteira mistura modernidade e robustez. Os faróis e luzes traseiras têm duas barras finas de LED que formam um grande V, marca registrada da empresa. Mais abaixo o para-choque bem robusto avança até a parte onde existiria uma grade, se esse fosse um carro a combustão. As caixas de roda bem quadradas e as grandes rodas com pneus off-road, completam o lado aventureiro da VF Wild.

Quem é a VinFast?

A montadora vietnamita está na ativa há cerca de sete anos e estreou no mercado com o um SUV com plataforma do BMW X5 e motor V8 6.2 da Chevrolet. Mas recentemente decidiu abandonar os motores a combustão e focar somente nos carros elétricos.

A montadora conseguiu conquistar o seu país local e decidiu se aventurar em um dos maiores e mais exigentes mercados do mundo, os EUA. E a ideia não foi muito boa. A imprensa americana elegeu os elétricos da VinFast como os piores do mundo. Logo seu primeiro lançamento em solo americano, o SUV VF8, foi muito criticado pelos especialistas e sofreu um grande recall.

Mesmo assim, a montadora do magnata Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietnam, não se abalou. Em 2023 traçou como meta abrir aumentar seu número de lojas nos EUA em quase 10 vezes. Além disso, eles também já iniciaram a construção de uma fábrica na terra do Tio Sam, no estado da Carolina do Norte.

Com o fracasso do VF8, a montadora pretende mudar conquistar o americano com outro veículo. O VF3 é um SUV subcompacto de duas portas, com design retrô baseado no Suzuki Jimny. Seu maior atrativo é o preço, que deve ficar na casa dos 20.000 dólares.

Veja também

Senado aprova PL que fixa diretrizes de planos de adaptação à mudança do clima no Brasil

O Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto de lei que fixa diretrizes gerais para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas