Acusado de corrupção e relação com grupos paramilitares da Colômbia, o opositor Juan Guaidó não conseguiu assegurar sua reeleição como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela em votação realizada neste domingo (5) conforme publicou a revista Fórum.
Luis Eduardo Parra, do partido Primeiro Justiça – integrante da Mesa de Unidade Democrática -, foi eleito com apoio de opositores insatisfeitos e deputados do PSUV, partido de Maduro, e assumiu o lugar do autoproclamado presidente.
Pelas redes sociais, Guaidó e líderes de outros partidos da oposição denunciaram que a Guarda Nacional Bolivariana (GNB) estaria impedindo o ingresso de deputados de oposição na Assembleia. “Oficiais militares tentam impedir que os deputados cumpram seu dever de defender os venezuelanos, o povo que eles também juraram proteger. Contra isso, estamos lutando e vamos superá-lo juntos”, declarou.
Diputados chavistas eligieron a Luis Parra como presidente de la Asamblea Nacional sin que el presidente (E) @jguaido, estuviera presente #TVVenezuela por: https://t.co/3LuYaa1oMD pic.twitter.com/Gi4aPc9Onz
— TVVenezuela Noticias (@TVVnoticias) January 5, 2020
Em seguida, o deputado ainda ameaçou seus antigos aliados, que apoiaram a eleição de Parra. “Hoje, quem ajuda a impedir a instalação legítima do Parlamento venezuelano se torna cúmplice da ditadura e cúmplice daqueles que estão oprimindo o povo da Venezuela. Eles serão expostos a seus parentes, ao país e ao mundo!”, tuitou.
#EsNoticia ?️ | Electo Luis Parra como nuevo presidente de la AN durante instalación de nuevo período parlamentario #VenezuelaAvanzaConElPetro pic.twitter.com/f1qpcoLWY9
— VTV CANAL 8 (@VTVcanal8) January 5, 2020
Apesar das acusações de Guaidó de um suposto golpe, a insatisfação de integrantes da oposição com sua liderança já era visível e a queda parecia iminente. “Durante muita parte de 2019, você foi a maior esperança desse país, mas virou a maior decepção. […] Juan Guaidó, a partir de hoje seu tempo acabou”, disse o deputado opositor José Brito pouco antes do início da sessão da AN.
Diputado de Primero Justicia se las canta a Guaidó en #Venezuela, previo a elección de nueva directiva a Asamblea Nacional: “Hoy eres y serás el pasado. Eres un sueño convertido en pesadilla”, dice el opositor José Brito. pic.twitter.com/aUY9g3sNLO
— Rolando Segura (@rolandoteleSUR) January 5, 2020
A GNB publicou uma nota negando o impedimento. “Garantimos a liberdade de imprensa, a segurança dos deputados e cidadãos que estão dentro e fora dessas instalações; promover a PAZ e respeitar os direitos humanos”, disse.