segunda-feira 6 de maio de 2024
Home / POLÍTICA / Brigas para suceder prefeito de município da Região Metropolitana de Salvador
domingo 29 de setembro de 2019 às 12:37h

Brigas para suceder prefeito de município da Região Metropolitana de Salvador

POLÍTICA, RECÔNCAVO BAIANO


Pelo menos cinco nomes do campo governista são cotados para disputar a sucessão do prefeito Evandro Almeida (PP), que encerra em 2020 o ciclo de oito anos de mandato em São Francisco do Conde, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que tem o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

Segundo o site São Gonçalo News, o vice-prefeito Nem do Caípe (PT), é tido como quadro natural para continuar o projeto, mas enfrenta resistências internas e concorre popularidade com colegas da administração, como o ex-prefeito e secretário de Infraestrutura, Antônio Calmon, que ainda cultiva certo recall eleitoral no município.

Na última semana, Caípe ganhou apoio do vereador Professor Cravinho (PP), que retirou sua pré-candidatura para endossar o nome do vice.

Também de olho na sucessão de Almeida, o secretário de Serviços Públicos, Amarildo Guedes, deixou o Partido dos Trabalhadores no primeiro semestre deste ano para buscar “uma acomodação melhor” que lhe viabilize alguma musculatura eleitoral para 2020.

Marivaldo do Amaral, secretário de Educação, também é colocado na bolsa de apostas como uma das alternativas, porém com menor expressão.

Outro quadro que corre mais discretamente é o da secretária de Comunicação Vanessa Dantas, esposa do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT).

Interlocutores da executiva estadual do PP disseram à reportagem que o partido vê o nome dela com bons olhos e pode oferecer filiação para tê-la como um player possível. “Ela seria uma espécie de outsider de dentro da gestão, representa algo novo”, confidenciou um pepista, acrescentando o fator da representatividade feminina.

Questionado sobre o aceno do PP a Vanessa, Rosemberg disse preferir que ela não entre na disputa.

“Eu não discuto a política local de São Francisco do Conde. Toda sucessão é coordenada pelo prefeito Evandro, que é do PP. Então, qualquer discussão deve ser a partir dele, eu nem converso com ela sobre essas questões. Se depender de mim, ela não é candidata a nada em São Francisco do Conde”.

Oposição

Ralison Valentim, irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, é o principal nome da oposição ao grupo de Evandro Almeida. Ela cravou sua pré-candidatura no mês de agosto, depois de ter recebido as bênçãos do prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e do deputado federal Paulo Azi, presidente da sigla na Bahia.

Não está descartada ainda a pré-candidatura do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), que tem boa margem de voto nas cidades da RMS. Todavia, a tendência é que ele encabece ou componha alguma chama majoritária em Salvador.

Veja também

Bolsonaristas veem esquerda em modo analógico após Lula dizer que ato de 1º de Maio em SP foi ‘mal convocado’

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliaram segundo o blog da Andréia Sadi, que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas