Os agricultores baianos, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participaram na última semana de uma reunião para fechar uma parceria para recuperação de 31 quilômetros da estrada da linha Timbaúba, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Com a participação do presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, e do produtor membro da diretoria da entidade, Walter Horita, o pleito foi levado ao prefeito Oziel Oliveira (PDT), que se comprometeu com o apoio à recuperação da estrada que terá início a partir da próxima terça, 1° de outubro.
A obra consiste no levantamento do leito da estrada, tratamento de base sub-base e cascalhamento, deixando a estrada pronta para receber a pavimentação asfáltica no próximo ano. A intervenção na estrada da Linha Timbaúba vai contribuir para a circulação de pessoas, mercadorias e da própria safra. Esta estrada abrange uma área agrícola com cerca de 50 mil hectares produtivos, e beneficiará cerca de 300 famílias. A obra será executada pela Abapa, por meio do Programa Patrulha Mecanizada, que desde 2013, recuperou cerca de 1780 quilômetros de estradas localizadas em importantes áreas produtivas agrícolas do Oeste da Bahia.
A recomposição da estrada da Linha Timbaúba também conta com apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Prodeagro, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e Produtores da Linha Timbaúba. Também participaram da reunião o presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Linha Timbaúba, Fernando Burin, o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, o coordenador do programa Patrulha Mecanizada, David Tavares, e o assessor de agronegócios da Aiba, Luiz Stahlke.