Um dia após o voo inaugural da Air France, ligando Paris a Salvador, a Embaixada do Brasil na capital francesa sediou, na terça-feira (29), o Workshop Bahia Experience, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O evento foi dirigido pelo titular da pasta, Maurício Bacelar, e teve a participação de diplomatas, dirigentes da companhia aérea e jornalistas. Cerca de 100 operadores e agentes de viagens que atuam na França foram atualizados sobre a infraestrutura e as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas.
O secretário Bacelar mostrou que a Bahia tem crescido acima da média brasileira, na atração de turistas estrangeiros, e virou o portão de entrada de 45% dos visitantes internacionais que procuram a região Nordeste. De janeiro a setembro deste ano, o estado teve um aumento de 58,5% na chegada de passageiros do exterior, enquanto no Brasil o índice foi de 12%.
Esse momento favorável começa a ser fortalecido pela nova rota aérea entre as capitais baiana e francesa, a partir do Aeroporto Charles de Gaulle, que oferece conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África. Os turistas desses continentes ficaram mais próximos da diversidade de experiências oferecidas pela Bahia, na cultura, natureza, religião, gastronomia e inclusão, entre outras possibilidades.
“Primeiro, fizemos a captação do voo, um esforço conjunto do Governo da Bahia, da Air France e da Vinci Airports. Agora, iniciamos a capacitação de profissionais do turismo que atuam na França, para estimular a venda de viagens para o território baiano, que ficou mais atrativo, com essa conectividade aérea de relevância mundial. Os primeiros voos para Salvador estão com 90% de ocupação. Na sequência, vamos fortalecer a promoção da Bahia no exterior, em busca de mais turistas europeus, asiáticos e africanos, que poderão escolher uma conexão em Paris para a capital baiana”, explicou Bacelar.
Depois do workshop, houve uma exposição de produtos do Brasil, com destaque para chocolates da zona turística Costa do Cacau, no sul da Bahia, seguida de confraternização entre brasileiros e franceses. O cardápio do evento foi assinado pela chef baiana Tereza Paim, que ressaltou a importância do intercâmbio. “É um momento marcante para o turismo da Bahia, com esse voo direto de Paris, um grande portal na Europa. Ver a delegação do governo baiano apresentar nossas riquezas aos franceses, em especial a gastronomia, é um alinhamento muito importante. Estou agradecida por fazer parte dessa história”.