Reduzir os índices de violência no campo e aumentar as medidas protetivas aos trabalhadores rurais e suas famílias são duas preocupações da deputada Fabíola Mansur (PSB), que indica ao governador Rui Costa a implantação da Operação Ronda Rural nos municípios de Mulungu do Morro e Mundo Novo.
Na região dos dois municípios, a parlamentar socialista diz que “é notório o acréscimo de casos de agressões contra trabalhadores residentes na zona rural”.
Fabíola relata, no documento encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que a região “é por demais conhecida pelos prepostos da segurança pública no que tange a focos e bases de operações criminosas”. Ela considera que a implantação dessa operação, por parte do Governo do Estado, teria um baixo custo operacional.
A legisladora ressalta ainda que o atendimento a sua iniciativa seria “uma demonstração clara de preocupação com o desenvolvimento e a segurança daquela região, bem como potencializar ações de combate à violência”.
Por fim, a deputada fala sobre a existência de estatísticas que denotam a insegurança nos municípios, “sendo importante o desenvolvimento de ações preventivas e protetivas, não só para as cidades alvo dessa proposição, como também para aquelas localidades que orbitam Mulungu do Morro e Mundo Novo”.