As viagens de trens de carga através do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo ultrapassaram as 9.000 em 2023 apoiadas pelo vigoroso comércio entre a China e os países do Sudeste Asiático.
Lançado em 2017, o Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo em Qinzhou, no sul da China, é uma passagem comercial e logística construída em conjunto pelas regiões de nível provincial no oeste da China e pelos membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
O comércio através do corredor manteve uma forte tendência de crescimento nos últimos anos e promoveu continuamente o desenvolvimento econômico regional de alta qualidade.
“O número de viagens de trem pelo corredor deverá chegar a 9.300 este ano, um aumento de mais de 50 vezes em relação às 178 quando o serviço foi inaugurado em 2017”, observou Li Tailin, presidente da Guangxi Beibu Gulf International Transport Development Co., LTD.
Até outubro, mais de 30 mil viagens de trem foram realizadas através do corredor desde 2017, acrescentou Li.
O corredor comercial aumentou significativamente a eficiência do transporte marítimo. Xu Zhigang, gerente do departamento de serviços internacionais de uma empresa de logística, disse que foram necessários procedimentos demorados para importar matérias-primas da América do Sul. Em 2019, a empresa passou a importar mercadorias pelo corredor.
“O custo de envio é basicamente o mesmo do método anterior, mas o tempo de transporte foi reduzido em 10 a 20 dias”, observou Xu.
Nos últimos anos, o Beibu Gulf Port Group acelerou a modernização da infra-estrutura e continuou a aumentar a eficiência do serviço intermodal ferroviário-marítimo.
Atualmente, o Porto do Golfo de Beibu abriu 76 rotas de contentores, cobrindo mais de 200 portos em mais de 100 países e regiões.