Ministros de Lula decidiram antecipar a volta das férias para participarem, ao lado de Lula, do ato simbólico no Congresso contra os ataques do 8 de janeiro. As alterações dos períodos de descanso estão publicadas no Diário Oficial da União.
Lula será segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, o protagonista de uma cerimônia que terá a presença dos presidentes dos Três Poderes, além de ministros de estados, do STF e STJ e autoridades judiciárias.
Mauro Vieira (Relações Exteriores) antecipou o retorno ao trabalho para dia 6 de janeiro assim como Nísia Trindade (Saúde) que estaria em férias de 2 a 11 de janeiro, mas decidiu também voltar antes.
Fernando Haddad (Fazenda) interrompeu o período de descanso em dois dias. Tinha previsão de parar de 2 a 12 de janeiro, mas alterou para 2 a 7 de janeiro e depois de 10 a 12 de janeiro.
Já Vinicius Carvalho (CGU) ficará fora apenas de 2 a 5 de janeiro e Anielle Franco (Igualdade Racial) sairá de 22 de janeiro a 2 de fevereiro. André Fufuca (Esportes) também sairá de 2 a 7 de janeiro.
Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) iniciam seus períodos de descanso hoje e retoma em 5 e 6 de janeiro, respecitvamente. Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) também retorna a tempo do evento. Ela vai descansar de 2 a 5 de janeiro.
Esther Dweck (Gestão), André de Paula (Pesca), Flávio Dino (Justiça) e Márcio França (Micro e Pequena Empresas), que também saíram por uns dias, têm previsão de retornarem em 5, 7, 5, e 8 de janeiro, respectivamente.
Lula também está em férias com Janja e familiares na base naval de Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde ficam até 3 de janeiro.
Pelo jeito, o governo entrará 2024 já trabalhando.