Os avanços da Bahia na execução do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) foram apresentados ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na última terça-feira (9). O programa beneficia a Baía de Todos-os-Santos, visando ao fomento do turismo náutico e cultural nos 18 municípios da zona turística. A requalificação da Marina da Penha é a primeira ação de infraestrutura a ser executada.
“Fomos parabenizados por conseguir cumprir as metas pactuadas com o BID, financiador do Prodetur, e vamos licitar a requalificação da Marina da Penha. As obras devem começar no segundo semestre”, disse Benedito Braga, durante encontro com o chefe de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Félix Prieto, em Fortaleza.
A previsão é de que, no próximo semestre, sejam licitadas e iniciadas também as obras de requalificação da Marina de Itaparica; reforma do restaurante e do atracadouro do Solar do Unhão, em Salvador (Museu de Arte Moderna – MAM); construção do Terminal Turístico de Botelho (Ilha de Maré); além da requalificação do píer e o restauro do Museu Wanderley Pinho, em Candeias.
Participaram da reunião o coordenador-geral do Prodetur-Bahia, Márcio Franco, que destacou o empenho da equipe da Setur para o avanço do programa; e Luiza Amélia Mello, superintendente da Coordenação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento, da Secretaria da Fazenda da Bahia. O evento realizado pelo BID reuniu ainda equipes de outros estados com projetos financiados pelo banco.