sábado 11 de maio de 2024
Foto: AFP
Home / Mundo / MUNDO / Proteção de reféns e abertura de corredores humanitários serão discutidos em reunião do Conselho de Segurança da ONU
quarta-feira 11 de outubro de 2023 às 19:47h

Proteção de reféns e abertura de corredores humanitários serão discutidos em reunião do Conselho de Segurança da ONU

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Lula (PT) e o Ministro Mauro Vieira conversaram longamente por telefone duas vezes de ontem para esta quarta-feira (11).

Com a colaboração do representante diplomático na ONU, costurou-se esse encontro do Conselho de Segurança. Os países membros concordaram que a reunião se faz necessária dada a gravidade da situação no Oriente Médio.

Várias questões estão no radar da chancelaria brasileira e serão discutidas na sexta-feira (13) em Nova York.

Uma das prioridades: a proteção dos reféns nas mãos do Hamas, usados como “escudos humanos”, nas palavras de uma fonte do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

Uma das propostas a ser discutida será reforçar a urgência pela libertação de reféns. Mulheres e crianças, imediatamente.

Outra questão urgente: a abertura de corredores humanitários para a entrada de ajuda. “A população civil de Gaza está sendo asfixiada”, disse uma fonte na ONU que atua junto a outros diplomatas.

O objetivo será tentar convencer Israel a permitir entrada de alimentos, remédios, água potável, donativos e equipes médicas para atender os civis feridos em razão dos bombardeios.

Dificuldades para negociar retirada de brasileiros de Gaza

O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, citou nesta quarta-feira (11) dificuldades na negociação com o Egito para a retirada de brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

De acordo com o embaixador, 28 brasileiros em Gaza pediram ajuda para voltar para o Brasil. Esse número era de 30 nesta terça, mas dois desistiram. Desses 28, 15 são crianças.

O plano do governo é conduzir os brasileiros para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito. O caminho levaria até a capital, Cairo, onde um avião estaria esperando os passageiros.

No entanto, segundo Candeas, o Egito está impondo dificuldades. Aquele país receia que os brasileiros acabem se tornando refugiados em seu território.

Veja também

Forças sauditas têm ‘licença para matar’ em desapropriações para construção de cidade futurista no deserto

As autoridades sauditas permitiram o uso de força letal para abrir espaço para uma cidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas