Servidores das áreas de Fiscalização de Contratos e da Diretoria de Finanças, da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), se reuniram, nesta última quinta-feira (16), com o coordenador de Liquidação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJ/BA, Carlos Valverde, e com servidoras da COLIQ/TJ, para discutir os temas “Manual de Padronização de Procedimentos para liquidação de pagamentos” e o “Treinamento sobre formação do processo de pagamento”, este último recentemente iniciado no âmbito do Poder Judiciário. A COLIQ/TJ se colocou ainda à disposição da Secom para aprofundar a capacitação dos seus servidores lotados na Diretoria de Finanças da Pasta quanto às rotinas no FIPLAN, compartilhando os conhecimentos do manual e do treinamento recentemente implementados no Poder Judiciário.
Para o Diretor-geral da Secom, Noé Américo Mascarenhas Neto, o encontro enriqueceu bastante os gestores administrativos da pasta, tanto no que se refere a conhecimento e normas técnicas, como nas tratativas e relacionamento mútuo da equipe no dia a dia do trabalho: “Admiro muito a organização, capacitação contínua e interação da equipe COLIQ/TJ, que implementou um ambiente de trabalho sadio, encorajando a tomada de decisões baseadas na Lei. Com isso, permitindo o Controle Interno genuíno, que é aquele que ocorre quando o próprio grupo de servidores se ajuda e revisa os próprios atos continuamente, com leveza e, sobretudo, segurança técnica. Espero conseguir chegar neste nível de excelência um dia”.
Carlos Valverde ressaltou a similaridade das atividades desempenhadas, ainda que em órgãos distintos. “É bom saber que nós não somos ilhas isoladas, nós estamos juntinhos e precisamos nos manter juntos. Está chegando aí nova Lei de Licitações, que vem com ditames bem pontuais, bem severos com relação ao trato do erário público, e tudo isso recai sobre nós que somos os agentes que estamos na base, trabalhando diretamente com o controle interno, a parte da fiscalização da execução contratual. Então, temos mesmo que nos capacitar e estar atentos. Temos que fazer a coisa da melhor forma possível. Sendo bons naquilo que fazemos, eu acho que esse é o acerto”.