sexta-feira 17 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Moro pede desarquivamento da proposta de prisão em 2ª instância
quinta-feira 9 de fevereiro de 2023 às 14:13h

Moro pede desarquivamento da proposta de prisão em 2ª instância

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O senador Sergio Moro (União Brasil–PR) apresentou na última quarta-feira (8) um requerimento para desarquivar proposta que permite a prisão após a condenação em segunda instância. A matéria foi apresentada, em 2018, pelo ex-senador Lasier Martins (Podemos–RS), aprovada pela CCJ no ano seguinte, mas não foi a plenário.

“A prisão por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente decorrente de juízo de culpabilidade poderá ocorrer a partir da condenação em segundo grau, em instância única ou recursal”, diz o Projeto de Lei do Senado.

Segundo a coluna Radar, Moro quer que a discussão volte ao Congresso “com brevidade”. Para o desarquivamento da PLS 166/2018 é necessária a adesão de 27 senadores.

“Vários criminosos, inclusive pessoas condenadas por corrupção – um crime grave que atenta contra a democracia – foram colocados em liberdade. Situação inadmissível, que poderia ter sido diferente se o Congresso tivesse aprovado a PEC 05/2019, do senador Oriovisto Guimarães, ou um Projeto de Lei”, disse o senador.

A proposta a que Moro se refere diz respeito à inclusão de inciso sobre condenações que devem ser executadas “imediatamente, independentemente do cabimento de eventuais recursos” no artigo 93 da Constituição.

Veja também

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas