sábado 18 de maio de 2024
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado
Home / DESTAQUE / Lira promete anunciar apoio a candidatura de deputado ao TCU
quarta-feira 15 de dezembro de 2021 às 14:13h

Lira promete anunciar apoio a candidatura de deputado ao TCU

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu segundo o colunista Igor Gadelha, anunciar publicamente em janeiro apoio à candidatura do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) que abrirá em 2022.

Segundo dirigentes do Republicanos, o apoio foi acordado ainda na época da eleição de Lira ao comando da Casa, em fevereiro. Em troca do apoio da sigla na disputa, o presidente da Camada prometeu trabalhar para Jhonatan ser o escolhido da Casa ao TCU.

Lira, no entanto, tem sido pressionado por outros candidatos de partidos do Centrão a também apoiá-los na disputa pelo TCU. Entre eles, a deputada Soraya Santos (RJ), filiada ao PL, nova legenda do presidente Jair Bolsonaro.

Soraya e Jhonatan vão disputar a vaga da atual presidente do tribunal, ministra Ana Arraes. Membro da Corte de Contas desde 2011, ela completará 75 anos de idade e terá de se aposentar compulsoriamente em 28 de julho de 2022.

Lira, porém, prometeu fazer a votação para escolher o substituto de Ana Arraes já em fevereiro. Quer evitar que a disputa na Câmara ocorra em meio a campanha eleitoral. O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) também promete ser candidato.

O TCU é composto ao todo por nove ministros titulares. O presidente da República tem direito a indicar três – um por escolha pessoal e outros dois entre auditores e membros do Ministério Público. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.

Para as vagas da Câmara e do Senado, a escolha se dá por meio de votação secreta entre os deputados federais e senadores. Vence o candidato que tiver maioria simples, ou seja, votos de mais da metade dos parlamentares presentes na sessão.

Veja também

“Energia não deve ser commodity”, afirma superintendente da Sudene

“A transição energética deve promover a inclusão do Nordeste no processo de neoindustrialização do Brasil”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas