domingo 5 de maio de 2024
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado
Home / DESTAQUE / Lira promete anunciar apoio a candidatura de deputado ao TCU
quarta-feira 15 de dezembro de 2021 às 14:13h

Lira promete anunciar apoio a candidatura de deputado ao TCU

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu segundo o colunista Igor Gadelha, anunciar publicamente em janeiro apoio à candidatura do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) que abrirá em 2022.

Segundo dirigentes do Republicanos, o apoio foi acordado ainda na época da eleição de Lira ao comando da Casa, em fevereiro. Em troca do apoio da sigla na disputa, o presidente da Camada prometeu trabalhar para Jhonatan ser o escolhido da Casa ao TCU.

Lira, no entanto, tem sido pressionado por outros candidatos de partidos do Centrão a também apoiá-los na disputa pelo TCU. Entre eles, a deputada Soraya Santos (RJ), filiada ao PL, nova legenda do presidente Jair Bolsonaro.

Soraya e Jhonatan vão disputar a vaga da atual presidente do tribunal, ministra Ana Arraes. Membro da Corte de Contas desde 2011, ela completará 75 anos de idade e terá de se aposentar compulsoriamente em 28 de julho de 2022.

Lira, porém, prometeu fazer a votação para escolher o substituto de Ana Arraes já em fevereiro. Quer evitar que a disputa na Câmara ocorra em meio a campanha eleitoral. O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) também promete ser candidato.

O TCU é composto ao todo por nove ministros titulares. O presidente da República tem direito a indicar três – um por escolha pessoal e outros dois entre auditores e membros do Ministério Público. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.

Para as vagas da Câmara e do Senado, a escolha se dá por meio de votação secreta entre os deputados federais e senadores. Vence o candidato que tiver maioria simples, ou seja, votos de mais da metade dos parlamentares presentes na sessão.

Veja também

Decisão bilionária: Warren Buffett vende ações da Apple

Alta de 48% nas cotações da Apple pode ter sido justificativa para a venda A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas