domingo 19 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Ex-ministro comemora criação do Instituto Federal do Agreste
sexta-feira 26 de novembro de 2021 às 18:13h

Ex-ministro comemora criação do Instituto Federal do Agreste

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ex-ministro da Educação Mendonça Filho elogiou, nesta sexta-feira (26) no Blog do Magno, sobre a decisão do Ministério da Educação de criar um novo instituto federal em Pernambuco, sediado no Agreste. “É uma decisão política legítima, respaldada por ampla manifestação da bancada pernambucana e com atuação destacada do líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho”, afirmou, defendendo que o Agreste precisa ter representatividade, voz e importância no cenário educacional federal em Pernambuco.

Mendonça lembrou da luta, quando foi ministro da Educação, para garantir a Universidade do Agreste, em Garanhuns. “A região ganhar agora um Instituto Federal vai reforçar a interiorização da educação e impactar o desenvolvimento econômico e social do interior”, reforçou.

Pernambuco tem dois institutos federais: o IFPE, sediado no Recife, e o IF Sertão, com sede em Petrolina. O IFPE administra 16 campi distribuídos na Região Metropolitana, Mata, Agreste e até no sertão. Segundo Mendonça, o Instituto Federal do Agreste vai descentralizar e otimizar a gestão. “Não gera nenhum prejuízo para o IFPE e é um caminho importante para a interiorização da educação e para o desenvolvimento do Agreste e da Mata, independente da capital”, disse. Segundo Mendonça, os estudos técnicos para a descentralização de institutos federais em todo o país foram iniciados pela sua gestão como ministro da Educação.

“Deixamos pronto o estudo para a criação do Instituto do Agreste”, lembrou. Ministro da Educação entre 2016 e 2018, Mendonça viabilizou recursos para a conclusão dos campis definitivos do IFPE em Abreu e Lima, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Palmares. “O ensino técnico teve total apoio da nossa gestão no MEC. Da reforma do ensino médio, com a inclusão da formação técnico profissionalizante como itinerário formativo, até o investimento na rede de institutos federais no País com a liberação de R$ 1,3 bilhão, com 15 campi entregues e cerca de 400 obras concluídas no país”, lembrou.

Mendonça destacou a importância do apoio da maioria da bancada federal de Pernambuco para o projeto de criação do novo Instituto Federal para Pernambuco. “Uma conquista dessa dimensão para a educação e para o desenvolvimento do nosso estado tem que unir a todos. Deixar de lado diferenças em prol dos interesses dos pernambucanos sempre foi uma marca da bancada pernambucana”, afirmou. O ex-ministro lembrou que o Agreste tem campus da UFPE em Caruaru, da UFRPE, em Belo Jardim, homologado pela sua gestão no MEC, em 2017.

Veja também

Ultimato eleva pressão sobre Netanyahu por plano para Gaza

Ministro do gabinete de guerra de Israel ameaça renunciar se premiê não apresentar um plano …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas