Segundo o jornal Tribuna da Bahia, pelo menos, dois nomes são cotados para assumir a secretaria mais robustas financeiramente da gestão soteropolitana.
Leo Prates, deputado estadual licenciado do PDT, que por isso está perto de deixar a Secretaria de Saúde de Salvador para ser candidato a deputado federal na eleição do próximo ano.
O nome do subsecretário de Saúde, Décio Martins Filho, é considerado hoje favorito para suceder a Leo Prates. Além dele, disputa o posto Moisés Teles Ribeiro, que é coordenador de distrito sanitário. Deputado estadual licenciado, Prates pretendia deixar a secretaria agora em dezembro. Entretanto, o prefeito soteropolitano Bruno Reis (União Brasil) teria pedido para que o aliado permanecesse mais um tempo já que a pasta passa por momento de sobrecarga. Com o arrefecimento da pandemia, a população tem ido mais aos postos de Saúde para demandar os serviços municipais.
Prates, então, teria negociado para deixar a pasta municipal no dia 30 de março do próximo ano, um dia depois do aniversário de Salvador. Nos bastidores, ele tem dito que não pretende indicar o sucessor. Só, segundo contou aos aliados, se o próprio prefeito pedir sugestão. A pasta é considerada uma indicação do PDT, partido de Prates e que é comandada no estado pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior.