domingo 28 de abril de 2024
Foto: Valdemiro Lopes
Home / NOTÍCIAS / Giovanna Victer apresenta na Câmara de Salvador projeto que estabelece Plano Integrado de Concessões e Parcerias
quarta-feira 27 de outubro de 2021 às 13:42h

Giovanna Victer apresenta na Câmara de Salvador projeto que estabelece Plano Integrado de Concessões e Parcerias

NOTÍCIAS


A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, apresentou na última terça-feira (26), no Plenário Cosme de Farias, o Projeto de Lei 305/2021, que estabelece o Plano Integrado de Concessões e Parcerias do Salvador (PICS). A proposição tem por objetivo a estruturação de programas e projetos específicos que estejam aptos a serem desenvolvidos pela iniciativa privada “com eficiência e qualidade, desonerando a estrutura pública de serviços e o custeio da máquina administrativa, atraindo novos investimentos, fomentando a atividade econômica e redirecionando o uso de recursos públicos para áreas prioritárias”.

Segundo a secretária Giovanna Victer, a implantação e gestão do PICS possui elevado potencial para acelerar o desenvolvimento social, econômico e institucional de Salvador.

De acordo com o Executivo Municipal, são necessários “ritos de governança corporativa que permitam estabelecer parâmetros de atratividade de negócios e a realização de melhores contratos entre o Município e os atores do mercado privado, garantindo assim maiores e melhores contrapartidas sociais e econômicas para a gestão dos recursos do contribuinte soteropolitano”.

A secretária pontuou que “o PICS vai refletir na melhoria contínua dos indicadores qualitativos de bem estar social e do ambiente de negócios e na requalificação dos serviços públicos disponibilizados à população, por meio dos ganhos de eficiência gerencial e pelos recursos financeiros aportados pela iniciativa privada”.

Durante a sessão, o vereador Cláudio Tinoco (DEM) pontuou que é fundamental e importante para o Poder Público Municipal e outras esferas governamentais estabelecerem concessões e parcerias com a iniciativa privada. “Salvador precisa atrair recursos privados para garantir uma série de obras, intervenções e gestão de serviços. Até porque muitas vezes o município não tem capacidade orçamentária para executar tudo que deseja. E assim o município terá mais capacidade de investimento em áreas como saúde, educação e assistência social”, afirmou o parlamentar.
Em contraponto, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) afirmou que “não se trata de ‘demonizar’ as parcerias público-privadas. Mas só são eficientes se beneficiam a população e são rentáveis para o investidor. No caso deste projeto o escopo é muito grande e é uma transferência de grande parte da gestão da cidade para o mercado”.

Veja também

Planos de saúde coletivos terão aumento de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo

Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos pelo terceiro ano seguido, segundo relatório da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas