sexta-feira 17 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Brasil deve perder 2 milhões de doses da Sputnik V que chegariam em abril
domingo 25 de abril de 2021 às 07:38h

Brasil deve perder 2 milhões de doses da Sputnik V que chegariam em abril

NOTÍCIAS


Segundo o jornal O Globo, o Brasil está prestes a perder cerca de 2 milhões de doses da Sputnik V previstas para serem exportadas para o Brasil até o fim de abril. Presidente do Consórcio do Nordeste – entidade que comprou 37 milhões de vacinas, sendo 2 milhões para serem entregues em abril – o governador do Piauí, Wellington Dias, afirma na coluna de Bela Megale, que os imunizantes russos não chegarão ao país neste mês devido à demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em provar seu no Brasil.

— É real, infelizmente, o Brasil, vai perder a oportunidade do recebimento do lote de abril da vacina Sputnik V. A demora da licença de importação se deve à burocracia por parte da Anvisa e à burocracia de exigências que não estão previstas na lei. A lei prevê que seja apresentada a certificação por uma agência reguladora internacional. Isso foi feito pelos estados e ainda temos a exigência de uma série de outros documentos — disse Wellington Dias.

No início da semana, representantes do Consórcio do Nordeste, entidade formada por nove estados da região, desembarcaram na Rússia para acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, afirmou que na viagem finalizou 17 contratos de estados do Nordeste e Norte que negociavam a aquisição da Sputnik V. Também disse que resolveu toda a logística envolvendo o transporte do imunizante para o Brasil. Ele se reuniu com representantes do Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante.

— Resolvemos toda a questão de logística de transporte, entrega e distribuição das vacinas com segurança a todos os estados brasileiros que compraram a Sputnik V — afirmou Gabas.

Um relatório técnico sobre a segurança e eficácia da Sputnik V entregue ao secretário foi enviado à Anvisa para acelerar a autorização de importação. A Anvisa decidirá entre segunda e terça-feira se autoriza a importação da vacina russa para o Brasil.

O Ministério da Saúde decidirá na próxima terça-feira se vai assinar um convênio com estados do Norte e Nordeste para que as doses da Sputnik V compradas por unidades da federação sejam incorporadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O ministro Marcelo Queiroga já disse que, se Anvisa não liberar a importação do imunizante, não deve autorizar a inclusão da vacina russa no PNI.

Veja também

Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de 2027

País desbanca candidatura conjunta europeia e será a primeira nação sul-americana a receber a competição.A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas