Gilberto Teixeira de Araújo poderá ser nome de logradouro
A atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial teve momentos grandiosos, como a tomada de Monte Castelo, na Itália, em 1944. Muitos brasileiros atuaram na linha de frente desse combate, dentre eles o baiano de Alagoinhas Gilberto Teixeira de Araújo, que faleceu em 6 de julho deste ano, aos 99 anos. Como forma de homenagem, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) propôs que um logradouro de Salvador seja denominado Rua Expedicionário Gilberto Teixeira de Araújo.
“O senhor Gilberto Teixeira de Araújo se encontrava entre os bravos brasileiros que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele lutou nos gélidos campos italianos como atirador de metralhadora do 11º Regimento de Infantaria, no ano de 1944, e participou dos combates da Tomada de Monte Castelo e da Batalha de Montese”, destacou Alexandre Aleluia no Projeto de Lei nº 187/2020.
Ainda na proposição, o vereador frisou que homenageou o expedicionário Gilberto Teixeira, ainda em vida, numa sessão especial de sua autoria realizada pela Câmara. “Foi um reconhecimento mais do que justo pela sua bravura e história de vida”, lembrou Aleluia.
Para o autor da proposição, essa nova homenagem completa a primeira, “pois se faz a um dos verdadeiros heróis nacionais que lutou com bravura e venceu as tropas alemãs em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial”.