segunda-feira 27 de maio de 2024
Vulcão Etna solta anéis de fumaça — Foto: Reuters
Home / CURIOSIDADES / Vulcão Etna solta anéis de fumaça na Itália; assista
quarta-feira 10 de abril de 2024 às 12:01h

Vulcão Etna solta anéis de fumaça na Itália; assista

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


O vulcão Etna, o mais ativo da Europa, começou a soltar anéis de fumaça. A cena chamou atenção de moradores e turistas por conta da raridade do evento. As cenas foram registradas no dia 5 de abril no vulcão localizado na Sicília, no sul da Itália.

O guia de trilhas no Etna Giuseppe Barbagallo disse à Reuters que um buraco na forma de um círculo se formou há alguns dias na cratera sudeste do vulcão, o que permitiu a criação de vários anéis. “Não é algo que a gente vê todos os dias”, disse.

Segundo ele, por conta dos anéis, os moradores locais chamaram o Etna de “Dama dos Anéis”.

@canaldojmauro

Vulcão mais ativo da Europa, o Etna soltou um anel de fumaça como se estivesse fumando e jogando pro alto. Veja e se surpreenda com este espetáculo da natureza #vulcao #volcano #etna #italia #Europa #beleza #espetáculo #natureza #nature #trending #fy #bomdia

♬ Memories of Atlantis – Jean-Marc Staehle

Embora seja um evento raro, os anéis de fumaça não são um alerta de uma possível erupção vulcânica. A última grande erupção do Etna foi registrada no final de 2023.

Os anéis de fumaça vulcânicos são círculos naturais e quase perfeitos de gás emitidos por um vulcão sob condições específicas. Os cientistas afirmam que esses anéis são compostos por vapor d’água. O Monte Etna emite mais desses anéis do que qualquer outro vulcão na Terra, segundo a Reuters.

Esse fenômeno ocorre devido à liberação constante de vapores e gases. A massa gasosa sobe rapidamente pelo centro do conduto, promovendo a formação dos anéis ao envolver o gás em um movimento de vórtice.

Veja também

Histórico de suicídios no RS gera alerta com tragédia climática

Dados do governo mostram que o Rio Grande do Sul, muito antes da tragédia, já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas