Política denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de municípios, Estados ou Nações.
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas “pólis”, nome do qual se derivaram palavras como “politiké” (política em geral) e “politikós” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim “politicus” e chegaram às línguas europeias modernas através do francês “politique” que, em 1265 já era definida nesse idioma como “ciência dos Estados“.
Seguiu desse modo as cidades-Estados a mais famosa unidade de sociedade política desenvolvida pelos gregos. A posição geográfica da Grécia Antiga favoreceu que estas “cidades” fossem um elo de ligação entre a Europa e o Oriente Próximo, em consequência da localização, eram os seres humanos mais evoluídos da época por serem sagazes e inteligentes.
A política, como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligada ao poder. O poder político é o poder do homem sobre outro homem, não descartados os outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais, por exemplo. A política surgiu para evitar conflitos e para permitir que cada indivíduo pudesse expressar suas diferenças.
A política representa os interesses de uma sociedade. Na obra “O Príncipe”, de Maquiavel, o autor afirma que o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder.