O líder russo, Vladimir Putin, recebeu nesta quinta-feira (9), o presidente cubano Miguel Díaz-Canel para conversas no Kremlin, em Moscou.
Díaz-Canel chegou à capital russa para participar do evento anual do dia da vitória da Segunda Guerra Mundial.
Na quarta-feira (8), Diaz-Canel representou Cuba como nação observadora em uma cúpula de líderes dos países da União Econômica Eurasiática (UEE) realizada em Moscou.
“Ficamos todos muito contentes em recebê-lo na Rússia, em Moscou. Somos gratos a você por encontrar a oportunidade de participar do desfile em homenagem ao 79º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica”, disse Putin à Díaz-Canel.
“Gostaria de observar, talvez nem todos saibam disso, que patriotas cubanos também participaram da guerra contra o nazismo, lutaram nos fronts da Grande Guerra Patriótica, lutaram por Leningrado nos setores mais difíceis”, completou.
O presidente de Cuba disse que compartilha o compromisso com o ideal que a Rússia – e a União Soviética – defendeu durante a Segunda Guerra. Díaz-Canel também criticou os Estados Unidos dizendo que “tentam apagar a memória histórica dos povos para poderem alcançar a política imperial hegemônica.