Ao menos três pessoas morreram e 15 ficaram feridas após o desmoronamento em uma gruta na zona rural de Altinópolis (SP) na madrugada deste domingo (31). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 28 bombeiros civis faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desmoronou, deixando parte do grupo retido.
De acordo com informações do G1, a Polícia Militar confirmou a terceira morte. As vítimas são duas mulheres e um homem, de acordo com o tenente coronel da Polícia Militar e coordenador regional da Defesa Civil, Rodrigo Quintino. A identidade delas não foi revelada.
O tenente coronel informou que dos 10 soterrados, um foi resgatado com vida até o momento — seis ainda permanecem desaparecidos. Outras seis pessoas ficaram feridas, mas não chegaram a ficar presas. As vítimas foram levadas ao Hospital de Misericórdia de Altinópolis e já receberam alta.
Ocorrência em Altinópolis, são 75 bombeiros em 20 vtrs. Infelizmente já tiramos uma pessoa em óbito, socorremos outra com vida e buscamos por 8 desaparecidos.
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) October 31, 2021
Inicialmente, a corporação havia informado que 26 pessoas faziam parte do treinamento, mas o número foi atualizado para 28 durante à tarde.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que das 16 vítimas, seis ficaram feridas, mas não chegaram a ficar soterradas. Elas foram socorridas e cinco já receberam alta. Ainda segundo a corporação, 10 pessoas ficaram sob os escombros, uma mulher morreu e outra foi socorrida com vida. Oito pessoas ainda são consideradas desaparecidas pelos bombeiros.
“Minha esperança é ele estar vivo lá dentro”, disse à Globo News Cristina Triffoni, mãe de um dos instrutores da escola Real Life, responsável pelo treinamento dos bombeiros.
Atualização, região de Ribeirão Preto, Caverna Itambé, total de 26 pessoas participavam de um curso (bombeiro civil/integrantes da escola Real Life) dentro de uma caverna, aguardo informações do local. pic.twitter.com/W5ec3WdwfC
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) October 31, 2021
Segundo a Globo News, chove na região e há risco de mais desmoronamentos. Uma equipe especializada no tipo de solo do local deve auxiliar os socorristas no resgate.
Conforme a Prefeitura de Altinópolis, o acidente ocorreu na Gruta “Duas Bocas”, que fica em uma propriedade particular.
Em nota, o Governo de São Paulo informou que montou uma força-tarefa para auxiliar no resgate das vítimas. Um grupo de especialistas, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram enviados para o local.
“Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial”, informou o governo no início desta tarde.