Homem para o carro, desce do veículo com os braços para o alto e é fuzilado nas proximidades de Kiev
Um drone capturou imagens de um civil rendido, com as mãos para o alto, sendo executado a tiros numa localidade nos arredores de Kiev, na tarde de terça-feira (15). As imagens mostram conforme a revista Fórum, que o homem para o carro numa espécie de trevo de uma rodovia, desce do veículo com os braços levantados e, mesmo assim, é atingido por atiradores. Não é possível identificar pelas imagens quem são os assassinos, embora a imprensa alemã afirme serem tropas russas.
Assista abaixo:
#Putin spricht von einer Spezialaktion in der #Ukraine, die sich nicht gegen Zivilisten richte. Eine Drohne filmte allerdings wenige Kilometer westlich von Kiew, wie ein Zivilist von offenbar russischen Soldaten erschossen wird. #ZDFfrontal exklusiv, mehr zum Krieg 21.15 Uhr @ZDF pic.twitter.com/1FDdD7v9Ww
— frontal (@ZDFfrontal) March 15, 2022
O operador do drone, um ucraniano civil que se identificou apenas pelo codinome Zanoza, deu entrevista ao site alemão ZDF Frontal Investigation e afirmou que monitorava as posições de colunas de tanques russos na região quando flagrou o morador parando o automóvel próximo de militares subordinados a Moscou, momento em que levantou as mãos para tentar se aproximar dos combatentes e foi atingido, caindo na frente do carro.
“Eu estava observando posições de tanques russos na estrada por algum tempo. Então o motorista saiu do carro, levantou as mãos e foi baleado por soldados russos”, disse o piloto do aparelho não tripulado ao ZDF Frontal Investigation.