Uma imagem do que parece ser um óvni viralizou em várias redes sociais após ser compartilhada pela TV mexicana RadioDual Televisión. A presença do objeto não identificado fez surgir várias dúvidas se a foto teria sido modificada e até que o objeto não identificado foi fabricado por uma inteligência artificial.
Originalmente, a imagem foi postada no Facebook em 17 de agosto, por Juan Manuel Sánchez, um mecânico automotivo, onde se espalhou o bastante para chamar a atenção de redes de TV do país e entusiastas do tema.
Em entrevista à RadioDual Televisión, em 2 de setembro, Juan afirmou que estava indo filmar o céu, por causa das nuvens bastante escuras que formavam uma tempestade vindoura, quando acabou registrando o objeto voador não identificado.
“Estávamos trabalhando aqui fora na oficina, quando vimos algumas nuvens muito escuras. Eu queria filmar um vídeo, mas meu telefone estava no modo foto e consegui a primeira foto”, explicou Juan na entrevista, que pode ser vista (em espanhol), abaixo.
Assista ao vídeo:
Apesar das afirmações do mecânico, usuários de redes sociais lançaram uma série de dúvidas sobre a imagem de óvni publicada por ele. Muitos também perguntaram o motivo de não haver mais fotos ou vídeos registrando o objeto.
A dúvida sobre a veracidade da história de Juan cresceu ainda mais quando um homem alegou que a imagem do óvni teria sido criada por meio de uma inteligência artificial.
Um usuário chamado Poncho, do Facebook, fez um post no grupo dedicado à inteligência artificial Midjourney AI, um laboratório de pesquisa responsável por produzir um programa de inteligência artificial que consegue criar imagens por meio de descrições textuais — mais ou menos como o famoso DALL-E 2.
Poncho contrariou as informações dadas por Juan e afirmou que ele teria criado a imagem postada pelo mexicano, por meio de IA.
“Então… mais uma vez uma das minhas postagens aleatórias maliciosas em grupos do Facebook saiu do controle… e agora está no [jornal] The Sun. As pessoas precisam me contratar para criar notícias falsas”, escreveu ele na publicação agora deletada no grupo.
Ainda segundo Poncho, ele teria utilizado a seguinte descrição para obter a imagem: “OVNI em alta definição voando sobre uma casa pobre mexicana” (highly defined UFO flying over poor Mexican town house, no original, em inglês). A foto feita por ele através do software teria sido postada em um outro grupo da mesma rede social, mantido por avistadores de óvnis no México.
Com a história de Juan e a revelação de Poncho, a história toda continuou ganhando força — só a explicação de Poncho ganhou mais de 800 curtidas. Mas o próprio Poncho acabou desmascarado em outra rede social, em uma postagem que mostrou em detalhes como a inteligência artificial apontada por ele não é capaz de gerar uma imagem como a publicada por Juan.
Em um grupo do Reddit, o usuário eStuffeBay afirmou que a Midjourney AI não tem a capacidade de criar algo, no caso um óvni, em cima de uma imagem que já existe — além de mostrar que a casa e a rua que aparecem na foto de Juan são reais.
eStuffeBay ainda ressaltou que a mídia mexicana confirmou que a casa e a rua que aparecem na foto são reais. “Não é uma imagem gerada por IA. A ‘confissão’ é uma mentira descarada e mal fabricada”, declarou o usuário no Reddit, respondendo as alegações feitas por Poncho.
O usuário do Reddit mostrou também que o post de Poncho continha a ID da imagem gerada pela inteligência artificial. Uma ID é um identificador único atribuído a cada criação feita pela Midjourney e bastou uma pesquisa para revelar a imagem original criada por Poncho, que tem muito menos definição e detalhes, como pode ser visto abaixo.