domingo 19 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / CURIOSIDADES / Vídeo: Clarão misterioso sem barulho no céu da capital ucraniana pode ter sido um OVNI
quinta-feira 20 de abril de 2023 às 10:03h

Vídeo: Clarão misterioso sem barulho no céu da capital ucraniana pode ter sido um OVNI

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


O misterioso clarão que iluminou o céu de Kiev nesta última quarta-feira (19), onde desencadeou um breve alerta antiaéreo, pode ter sido um meteorito, disse a agência espacial ucraniana nesta quinta (20).

“Não podemos identificar o objeto exatamente. Nossa hipótese é que seja um meteorito, mas não temos dados para determinar sua natureza exata”, disse à AFP Igor Korniyenko, vice-chefe do centro de controle da agência espacial ucraniana.

“Os instrumentos de observação registraram uma forte explosão. Registramos e determinamos onde ocorreu” no céu, acrescentou.

Assista:

O chefe da administração militar de Kiev, Sergi Popko, disse que o clarão foi causado por um satélite da Nasa voltando à Terra, mas a agência espacial dos EUA negou essa versão.

A Nasa havia anunciado, dias atrás, que um satélite de 300 quilos voltaria à atmosfera na quarta-feira.

Segundo Korniyenko, a agência espacial não conseguiu “avaliar o tamanho” do corpo que entrou na atmosfera, causando o clarão, mas, segundo ele, não atingiu o solo.

“De acordo com nossos dados, não atingiu a Terra. Não houve impacto, porque não há dados sísmicos”, explicou Korniyenko.

Um pouco antes, a administração militar da cidade descartou que o clarão, que gerou um alerta antiaéreo, fosse devido à queda de um satélite, ou a um ataque de míssil russo.

“Não foi um ataque com mísseis, e nossa defesa aérea não usou suas armas”, disse em um comunicado.

 “Não foi um ataque”

Popko, chefe da administração, comentou nesta quinta-feira que “somente especialistas poderão determinar exatamente o que era”.

Ele descartou, porém, ataques de mísseis, ou drones, como os lançados pela Rússia contra a capital desde o início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. E se referiu ao incidente de quarta-feira como “a queda de um objeto aéreo desconhecido”, cujo brilho “causou entusiasmo e preocupação entre os moradores de Kiev”.

Especulações e memes encheram as redes sociais ucranianas, incluindo piadas de que o misterioso clarão foi causado por uma nave espacial alienígena.

“As redes sociais se divertem com memes sobre discos voadores, (mas) por favor, não use o símbolo oficial da força aérea em seus memes!”, pediu a Força Aérea ucraniana.

Essa unidade militar também observou que o clarão estava “relacionado à queda de um satélite/meteorito”.

“Queda de satélite da NASA” provoca luz intensa no céu de Kiev

Uma luz intensa apareceu no céu de Kiev, mas, desta vez, não foi nenhum míssil russo. As autoridades da cidade afirmam que essa luz se deveu à “queda de um satélite da NASA”.

“Por volta das 22h00 do dia 19 de abril, o brilho brilhante de um objeto aéreo foi observado no céu sobre Kiev”, descreveu o chefe da administração militar da cidade, Sergiy Popko, no Telegram.

A explicação veio depois: “De acordo com informações preliminares, este fenómeno foi o resultado da queda de um satélite espacial da NASA na Terra.”

De acordo com um jornalista da Agence France-Presse que assistiu ao fenómeno, o relâmpago não foi seguido de nenhum barulho.

Um alerta de ataque aéreo foi ativado, disse Popko, mas “a defesa aérea não estava funcionando”.

Pouco tempo depois, a Força Aérea Ucraniana também disse que a luz estava “relacionada com a queda de um satélite/meteorito”.

Acrescentou, no entanto, que isto era “para ser esclarecido”.

Veja também

Com usinas solares e eólicas, Brasil ganhou até maio 4.284 MW em geração de energia

A capacidade de geração de energia elétrica do Brasil cresceu 4.284 megawatts (MW) no acumulado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas