segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Lula pergunta quando nascerão uvas após plantar oliveira e vídeo viraliza — Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Vídeo: Ao plantar oliveira na Embaixada da Palestina, Lula pergunta quando nascerão as ‘uvas’
sábado 17 de fevereiro de 2024 às 18:47h

Vídeo: Ao plantar oliveira na Embaixada da Palestina, Lula pergunta quando nascerão as ‘uvas’

NOTÍCIAS


Após plantar uma árvore de oliveira — que dá azeitonas —, na Embaixada da Palestina em Brasília, o presidente Lula da Silva (PT) perguntou para o embaixador palestino Ibrahim Alzeben quanto tempo demoraria para poder nascer uvas. A gafe do chefe do executivo aconteceu na última semana, mas repercutiu e gerou piadas nas redes sociais apenas nesta sexta-feira, especialmente entre os opositores do governo.

Durante a cerimônia, o embaixador disse que Lula estava “plantando esperança para o povo palestino”. Quando terminou de plantar e regar a árvore, o presidente perguntou em quanto tempo floresceriam as “uvas”. O vídeo da ocasião foi compartilhado por Lula em seu perfil no X, antigo Twitter, na noite do dia 8 de fevereiro.

Assista:

O presidente se reuniu em Brasília com o chefe da embaixada palestina em meio ao clima de tensão e incertezas no Oriente Médio, com quase três meses de conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas. Esta foi a segunda vez, desde novembro, que Lula e o diplomata palestino se encontraram. Em uma solenidade no Itamaraty, Lula condecorou Alzeben com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco.

Ao mesmo tempo, as relações do governo brasileiro com o embaixador israelense Daniel Zonshine, ficaram abaladas. Uma das razões foi a reunião entre Zonshine, parlamentares da oposição e o ex-presidente Jair Bolsonaro, na Câmara. Bastante criticado, o diplomata esclareceu não ter convidado Bolsonaro para o encontro, cujo objetivo era mostrar imagens decorrentes dos ataques do Hamas a civis de Israel, em 7 de outubro de 2022.

Lula e os embaixadores no Oriente Médio negociaram com Israel, Egito e Palestina, a saída de brasileiros que estavam — outros ainda estão — na Faixa de Gaza, principal zona de conflito. Porém, tanto internamente quanto em declarações feitas no exterior, o presidente do Brasil tem assumido uma posição crítica a Israel, devido à matança de civis em Gaza, especialmente crianças e idosos.

Veja também

Prefeitura de Lauro de Freitas inicia pré-matrícula dos novos alunos da rede municipal

A prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Educação, informa que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!